
Por Gabrielle Moreira
Se você está em busca de vagas para profissionais de RH, atenção: a expectativa é que haja um aquecimento nos setores de tecnologia, além dos setores de energia e farmacêutico.
Destacam-se os profissionais que demonstram foco para atingir metas e resultados. Mariana Horno, gerente sênior da divisão de Recursos Humanos da Robert Half, diz que entender as demandas mais urgentes para a empresa, em um curto espaço de tempo, é fator determinando para o profissional de RH.
Visão do negócio, conhecimento em expressões de negócios em inglês e estabilidade no currículo também são pontos valorizados.
O perfil do profissional de RH que as empresas esperam
"As empresas estão priorizando a habilidade de comunicação corporativa e tráfego em diferentes áreas. Conhecimentos mais generalistas, e menos especialistas, também estão sendo priorizados, pois acredita-se que esse perfil tem a capacidade de trazer retornos no curto prazo à companhia", explica Mariana.
No entanto, o momento atual, segundo a gerente, faz com que se sobressaiam os profissionais com conhecimentos na área de remuneração e benefícios, assim como o departamento pessoal.
De acordo com o nosso guia de pesquisa salarial, neste ano, tendem a observar as maiores altas salariais os cargos diretores de RH de pequenas e médias empresas (10,6%), assim como coordenadores e especialistas em remuneração e benefícios (10%) do mesmo grupo. Para gestores de treinamento e desenvolvimento de pessoas de grandes empresas, a expectativa é de aumento de 9,4%.
* Gabrielle Moreira é jornalista e escreve sobre economia, finanças, carreiras e comportamento há mais de dez anos. Depois de uma temporada no Valor Econômico de São Paulo, mudou-se para o Rio de Janeiro e agora reporta diretamente de seu home office na cidade maravilhosa.
Guia Salarial da Robert Half
No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.