O ano vai mudar, e você?

Por Robert Half 1 de outubro de 2019

Por Fernando Mantovani

O ano de 2020 está aí. Você já fez sua lista de metas para este período que está por vir? Incluiu nela objetivos profissionais? Um dos grandes erros de muitas pessoas é delegar o rumo das carreiras ao destino. Aí, quando algo não dá certo, alguns lamentam dizendo que não era para ser ou que não têm sorte na vida.

Acredito que você não saia para um passeio sem planejar qual será o meio de locomoção, horário de saída ou do que precisa para se divertir sem preocupações, certo? Então, porque não dar a mesma atenção aos detalhes da sua jornada na vida profissional? Saber como planejar e acelerar a carreira não é garantia de sucesso, mas aumentam as chances de maneira significativa.

Aqui vão 7 sugestões para que em 2020 você assuma as rédeas da sua carreira:

1. Entenda o significado de sucesso para você

Algumas pessoas valorizam o salário, outras o ambiente de trabalho e há as que buscam equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre outros fatores. Todos são válidos. Descubra o que faz os seus olhos brilharem e, depois disso, mapeie qual é o seu momento de carreira, onde quer chegar e quais são os caminhos para alcançar o objetivo. Nesse processo, vale a pena estudar a trajetória de profissionais que você admire.

2. Aprimore seu inglês

Entra ano, sai ano e a carência do mercado por profissionais com fluência no idioma inglês permanece a mesma. Que tal começar a se destacar por não fazer mais parte da maioria? Com dedicação, você pode alcançar a fluência sem precisar morar fora do Brasil.

3. Não aceite uma proposta apenas por aceitar

Quando receber uma proposta de trabalho, procure entender todo o escopo da vaga, se terá chances de desenvolvimento dentro da empresa e se tem afinidade com a cultura da empresa. Sei que existem casos e casos, mas tente não aceitar uma proposta apenas porque está sem emprego.

4. Tenha critério ao procurar emprego

Sair disparando o mesmo currículo para uma lista interminável de e-mails é um ótimo caminho para gerar frustrações. Além de procurar se candidatar para oportunidades que façam sentido para o seu perfil, é importante que você customize o currículo de acordo com o descritivo das vagas.

ENVIE SEU CURRÍCULO

5. Invista no networking

Independentemente do seu momento de carreira, mantenha um relacionamento saudável e minimamente ativo com as pessoas que estão na sua vida profissional ou já passaram por ela. Estreitar o relacionamento apenas quando precisar de ajuda é um erro. Você nunca sabe de onde virá sua próxima indicação.

6. Cuide do seu comportamento

É cada vez mais verdade que as pessoas são contratadas pelas qualificações técnicas e demitidas pelo comportamento, pois hoje se ambientar com a equipe tem tanta importância quanto gerar resultados para a companhia. Então, cuide para que as pessoas tenham boas lembranças do período em que conviveram com você.

7. Atenção à produtividade

As empresas têm direcionado especial atenção à capacidade de entrega dos profissionais e qualidade dos resultados, então, avalie se seus processos precisam de revisão. Defina as prioridades da semana, cuide para que a checagem a e-mails e redes sociais não roube muito o seu tempo, aprenda a priorizar e negociar prazos, classifique o nível de emergência das demandas e utilize ferramentas que ajudem a organizar as atividades.

No vídeo abaixo, Alexandre Attauah, gerente sênior de recrutamento da Robert Half, fala sobre o tema:

Faça download do Índice de Confiança Robert Half

O ICRH vai monitorar o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.

*Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half no Brasil

More From the Blog...