A Importância da experiência diversificada vs. especialização no mundo dos negócios

Por Robert Half on 21 de setembro de 2023
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por Mario Custódio,

Muito se fala sobre o valor de um profissional quando ele tem uma experiência diversificada. Os hiring managers das empresas costumam dizer que apreciam quando a pessoa tem experiência em setores distintos, pois isso pode trazer ideias novas para o negócio.

Quando querem contratar alguém, o discurso é de que buscam um profissional com essa experiência mais eclética, especialmente no nível executivo, já que outros pontos mais relevantes são levados em consideração (especialmente as soft skills necessárias para o bom desempenho da função).

Envie sua vaga

Entretanto, na prática, quando a empresa vai tomar a decisão por contratar um profissional, muitas vezes o selecionado é aquele que tem experiência no mesmo setor de atuação. A justificativa é que ele, em tese, já entraria “jogando” na empresa, o que acelera o processo de adaptação e contribui imediatamente para os resultados.

É fato que, quando a posição é técnica ou de um mercado específico, espera-se que o profissional já tenha experiência no setor. Isso pode facilitar a comunicação com os interlocutores e potencializar os negócios da empresa. No entanto, será que essa é a abordagem mais correta? Qual o valor de um profissional com passagens em diferentes setores em comparação com alguém focado em um determinado segmento?

Profissional de Valor

Quando não há a necessidade de um conhecimento tão específico, ou os fatores mais relevantes para o sucesso do profissional (e consequentemente da equipe e/ou da empresa) estiverem associados a competências "não-técnicas", as empresas deveriam realmente avaliar o valor desses profissionais com experiência mais diversa, principalmente olhando para o médio e longo prazo.

Está a procura de uma oportunidade?

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!

É provável que esse profissional precise de um tempo até entender e dominar o negócio (se for um novo setor), mas é importante que a empresa tenha ciência de que o investimento pode valer muito a pena.

Aqui estão alguns pontos a serem considerados ao avaliar a importância da experiência diversificada versus especialização no mundo dos negócios:

Leia também: Por que contratar o serviço de recrutamento especializado da Robert Half?

1. Inovação e pensamento fora da caixa

Profissionais com experiência em diferentes setores podem trazer perspectivas únicas para os desafios comerciais.

Sua capacidade de pensar fora da caixa e aplicar abordagens criativas pode levar a soluções inovadoras que os especialistas em um único campo podem não conseguir visualizar.

2. Adaptação e Flexibilidade

Profissionais com experiência diversificada tendem a ser mais adaptáveis e flexíveis.

Eles estão acostumados a se ajustar a ambientes em constante mudança e podem ser ativos na resolução de problemas, mesmo em contextos desconhecidos.

3. Desenvolvimento de soft skills

A experiência diversificada muitas vezes ajuda a desenvolver habilidades interpessoais, comunicação eficaz e resiliência. Essas habilidades são essenciais para o sucesso em posições de liderança e para o trabalho em equipe.

Confira também: Experiência do colaborador: qual é a sua importância e como melhorá-la?

4. Ampliação de rede de contatos

Profissionais que transitaram por diferentes setores têm a oportunidade de construir uma rede de contatos diversificada.

Essa rede pode ser valiosa para a empresa em termos de oportunidades de parceria e expansão de negócios.

5. Potencial de aprendizado

Aqueles com experiência diversificada podem estar dispostos a aprender rapidamente sobre um novo setor ou mercado. Se a empresa estiver disposta a investir tempo e recursos no desenvolvimento desses profissionais, eles podem se tornar ativos valiosos a longo prazo.

Em resumo, a decisão entre contratar um profissional com experiência diversificada ou especializado deve ser baseada nas necessidades essenciais para a função e nos objetivos de negócios da empresa. Em muitos casos, a diversidade de experiências pode ser um trunfo, trazendo novas perspectivas e habilidades valiosas para a equipe.

No entanto, é fundamental que as empresas estejam dispostas a investir no desenvolvimento desses profissionais, permitindo que eles se adaptem e prosperem em novos ambientes. O equilíbrio entre experiência diversificada e especialização pode ser a chave para o sucesso em um mercado em constante evolução.

*Mario Custódio é Managing Director na Robert Half

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

Mais em nosso Blog