Hoje é o dia mais importante da sua carreira!

Por Robert Half 27 de Janeiro de 2020

Por Fernando Mantovani

Pense naquele cargo que você tanto almeja. Com raríssimas exceções, a pessoa que o ocupa neste momento não chegou lá da noite para o dia. Por mais que a trajetória tenha sido rápida, com certeza ela estava no local certo, no momento exato, bem preparada ou com grandes indícios de que não teria dificuldades para se adaptar ao novo desafio.

É por tudo isso que eu digo que o dia mais importante da sua carreira é hoje. Não basta ter planos de se tornar um profissional de destaque se você não fizer boas escolhas hoje, seja sobre o melhor curso a fazer, as pessoas mais adequadas para se relacionar ou se inspirar, a atitude que vai ter com um par, a qualidade do resultado de um projeto, as habilidades a desenvolver ou as oportunidades que deve garimpar ou aceitar.

Se você concorda comigo, que tal aproveitar que o ano está apenas começando para ter mais chances de bons resultados? Comece com cinco iniciativas básicas:

#1 - Coloque seu plano de carreira no papel

No meu entender, podemos imaginar o plano de carreira como uma escada. A ideia é que no primeiro degrau você coloque o cargo que ocupa hoje e, no último, esteja a posição máxima que você deseja ocupar ao longo da trajetória profissional. Entre essas posições, considere as intermediárias e o tempo que espera permanecer em cada uma delas. Esse planejamento não precisa ser estático, mas é importante que ele exista para te guiar.

#2 - Pesquise o currículo de profissionais que te inspirem

Para cada cargo da sua escada, liste quais certificações e habilidades técnicas e comportamentais o mercado valoriza. Nesse processo, você pode se inspirar no perfil de profissionais de destaque que ocupem as posições em questão.

#3 - Atualize-se sempre

Tem mais chance de se destacar na carreira o profissional que tem uma visão 360 graus da empresa, da área de atuação e do mercado em geral. Apenas esses conhecimentos não bastam, mas já te colocam um passo à frente em relação aos demais colaboradores.

#4 - Cuide da sua imagem

Entenda-se como uma marca que está a todo momento sendo observada pelos clientes, neste caso, de profissionais com poder de decisão sobre o preenchimento de vagas dentro das companhias. Então, cuide da sua reputação. Em geral, suas atitudes, seus resultados e seus relacionamentos interpessoais podem contribuir ou prejudicar a percepção que as pessoas têm de você. Isso, tanto no mundo físico quanto virtual.

#5 - Avalie suas habilidades comportamentais

Sabe aquele profissional com extremo conhecimento técnico que não é promovido a gerente? Talvez ele careça de bom relacionamento interpessoal. De acordo com levantamento do Guia Salarial 2020 da Robert Half, outras nove habilidades comportamentais estão muito valorizadas no mercado: boa comunicação; dinamismo; domínio do idioma inglês; flexibilidade; hands on; orientação a resultados; perfil multidisciplinar; senso de dono e visão de negócio.

Planejamento e execução não são garantias absolutas de sucesso na carreira, mas aumentam as chances de bons resultados de maneira significativa. Além disso, tratam-se de atitudes que separam as pessoas que apenas sonham daquelas que realizam. Afinal, não existe fórmula mágica para atingir o topo, não é mesmo?

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

More From the Blog...