Ficar 20 anos na mesma empresa prejudica minha empregabilidade?

Por Robert Half 26 de fevereiro de 2019

Está em dúvida se permanecer muitos anos na mesma companhia irá prejudicar sua carreira? Diante do futuro empregador, esteja preparado para explicar o motivo de ter ficado por 20 anos na empresa. Caso esteja em dúvida sobre qual o momento certo para mudar de emprego, acompanhe este outro artigo nosso.

Saiba que permanecer um longo período em uma mesma empresa não é um problema, contanto que você responda sim para a maioria das seguintes perguntas. 

1. Você mudou de função nesse período?

Se está fazendo a mesma coisa há muito tempo, seja proativo. Procure compensar o período com cursos de atualização.

2. Cresceu na empresa?

Se você resposta for positiva, seu histórico é um bom exemplo de carreira que te permitiu evoluir como profissional e assumir novos desafios.

3. Teve aumento de responsabilidades?

Se você permaneceu em uma empresa durante muitos anos mas, nesse período, suas responsabilidades também cresceram, isso significa que você cresceu enquanto profissional.

4. Acompanhou as transformações da sua área?

Quem passa décadas em um mesmo ambiente de trabalho tem a possibilidade de acompanhar toda evolução do setor em que trabalha. Você fez parte dessas transformações, ou apenas foi levado por elas?

5. Aprendeu coisas novas?

É importante, durante uma entrevista de emprego, ter em mente os motivos positivos para permanecer tanto tempo em uma mesma empresa. O recrutador também vai te questionar sobre as razões que te motivaram a sair. Espero que essas dicas te ajudem no processo seletivo!

Assista à explicação sobre o tema

Assista abaixo à explicação de Vitor Silvagerente de recrutamento da Robert Half no Brasil, sobre o tema.

 

Perguntas Frequentes

Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

More From the Blog...