Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por Fernando Mantovani

Estamos no mês de volta às aulas e de retomada dos programas de qualificação. Além disso, é no início do ano que temos mais ânimo e energia para colocar em prática aquelas resoluções de final de ano ou priorizar aquelas promessas para nós mesmos que, no ano passado, ficaram meio perdidas na correria do dia a dia. Que tal, então, aproveitar todos esses fatores a favor para fazer uma autoavaliação sobre as suas necessidades de desenvolvimento ou aprimoramento de alguma habilidade técnica ou comportamental e dar início a esse aprimoramento?

Você pode gostar de: Comunicação: a habilidade-chave que você precisa aprimorar em 2022

Quer um motivo para essa iniciativa? No mapeamento da 17ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), realizado em agosto de 2021, 42% dos 387 recrutadores entrevistados afirmaram ter vagas abertas por não conseguirem encontrar profissionais adequados à função. Três meses depois, na 18ª edição do mesmo estudo, mais de 70% dos líderes entrevistados declararam ser desafiador ou muito difícil encontrar profissionais qualificados no mercado. 

Perguntas Frequentes​ ​

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

​ ​

Qualificação reduz as chances de desemprego

Isso não quer dizer que, necessariamente, se você estiver com as qualificações em dia, oportunidades começarão a chover diante de você. Porém, na disputa por uma oportunidade ou diante da possibilidade de uma promoção na empresa na qual atua, as suas chances diante dos demais candidatos que competem com você tendem a aumentar de maneira significativa. Além disso, pelo histórico do ICRH, que é realizado trimestralmente desde junho de 2017, a taxa de desemprego cai pela metade, quando consideramos apenas os profissionais qualificados, na comparação com a população em geral.

Estamos na Era da Inovação

Por todas essas razões, sempre acreditei na educação continuada. Na minha visão, inclusive após a graduação, os profissionais devem manter a atenção às oportunidades e necessidades de atualizar conhecimentos e habilidades, considerando os movimentos do mercado e os caminhos que se quer percorrer nele. Isso é ainda mais necessário na Era da Inovação que estamos vivendo, com novidades em termos de processos e tecnologias surgindo todos os dias, seja para otimizar a rotina ou aprimorar produtos e serviços. O mundo, dentro e fora das empresas, está em constante mudança. Como profissionais, precisamos ser capazes de acompanhar esses movimentos.

Leia também: Contratação por projeto: por que essa é uma oportunidade para se considerar

Qual curso escolher?

Essa é uma decisão muito pessoal. Mas, uma coisa é certa: apenas a graduação não basta. A decisão deve levar em conta em qual momento da carreira você está, onde deseja chegar e quais caminhos precisa percorrer para alcançar esses objetivos. Pode ser um curso livre, de extensão ou especialização. Caso esteja difícil escolher por conta própria, pesquise na internet o currículo de profissionais que você admira. Vale, ainda, buscar aconselhamento com algum gestor ou profissional de confiança, que possam servir de parceiros de pensamento nessa importante escolha.

Guia Salarial 2022_acesse agora

Priorize a fluência no inglês

Agora, se você não tem fluência no idioma inglês e já identificou no seu plano de carreira que, em algum momento da sua trajetória, esse pode ser um impeditivo para alcançar seus objetivos, sugiro começar o estudo por essa habilidade. As empresas valorizam muito quem se comunica bem nesse idioma. Sem contar que a fluência no inglês ainda é uma habilidade bastante escassa no mercado de trabalho brasileiro.

Recentemente, li uma frase que não consegui identificar o autor. Mas, independentemente disso, faz todo sentido para a mensagem que quero transmitir com esse artigo: “as oportunidades nunca são perdidas, pois alguém vai aproveitar as que você perdeu”. Então, se você me permite um conselho para esse começo de ano: não perca a chance de ser o profissional de talento que o mercado deseja e precisa. A recompensa vai chegar!

Aqui neste Blog, você encontra outros artigos sobre carreira, gestão e mercado de trabalho. Também é possível ter mais informações sobre os temas na Central do Conhecimento do site da Robert Half.

*por Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half para a América do Sul e autor do livro Para quem está na chuva… e não quer se molhar

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.