Dia das Mães: conheça os principais avanços na política das empresas!

Por Robert Half on 10 de maio de 2023
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por Mariana Horno

Conciliar carreira e maternidade é um desafio que as mulheres enfrentam cotidianamente no mercado de trabalho, mas elas fazem isso com excelência, apesar de haver muito o que se avançar para alcançar a igualdade de gênero no Brasil, onde as mulheres ganham 22% a menos que os homens. Nesse cenário, comemorar o Dia das Mães para quem tem uma carreira, pode ser algo um pouco desafiador.

Contudo, empresas que desejam se manter competitivas no mercado já perceberam que, quando investem em iniciativas que apoiam a maternidade, podem usufruir de diversos benefícios, como aumento da produtividade e redução do turnover.

Neste artigo, trazemos o tema Dia das Mães e os principais avanços nas empresas. Acompanhe!

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

Por que é importante incluir medidas relacionadas à maternidade na política das empresas?

É importante incluir medidas relacionadas à maternidade na política das empresas porque a maternidade é um aspecto relevante não só na vida das mulheres, mas da população como um todo, além de ter um impacto significativo em suas carreiras. 

A licença-maternidade é um direito fundamental para as mulheres que acabam de dar à luz e é uma maneira de garantir que elas possam se recuperar e cuidar de seus filhos, sem ter que dividir a atenção nesse momento tão importante de vida com o trabalho por um período de tempo.

Além disso, quando as empresas oferecem medidas relacionadas à maternidade, como licença-maternidade remunerada, licença-paternidade, horários flexíveis e creches no local de trabalho, elas ajudam a promover a igualdade de gênero e a equidade no local de trabalho. 

Essas medidas permitem que as mulheres tenham as mesmas oportunidades de avanço na carreira que seus colegas do sexo masculino e ajudam a evitar a sensação de culpa e rejeição por causa da maternidade.

Também é importante notar que, quando as companhias oferecem medidas relacionadas à maternidade, isso pode aumentar a retenção de funcionários como um todo, pelo bom exemplo gerado, reduzindo o absenteísmo e melhorando a produtividade

As funcionárias que têm a oportunidade de equilibrar suas responsabilidades familiares com suas carreiras são geralmente mais satisfeitas no trabalho e têm menos estresse, de forma que conseguem equilibrar melhor suas atividades, organizam-se melhor e, por consequência, são mais eficientes.

Por fim, vale a reflexão: será que devemos julgar a carreira e potencial de uma profissional pelo tempo de afastamento pontual desta profissional? Será que os meses de licença por essa causa nobre que é a maternidade tem tanto impacto, se considerarmos o tempo e impactos positivos da carreira desta profissional como um todo nas corporações?

Leia também: Dilemas da maternidade: priorizar família ou carreira

Quais foram os principais avanços em relação à maternidade no mercado de trabalho?

Ao longo dos anos, houve muitos avanços em relação à maternidade no mercado de trabalho, incluindo a implementação de políticas e programas que oferecem licenças, auxílios e incentivos para equilibrar a vida profissional e familiar das trabalhadoras. Acompanhe as principais conquistas que podem ser comemoradas no Dia das Mães a seguir:

Licença-maternidade

Muitos países estabeleceram leis que garantem às mulheres o direito a uma licença-maternidade remunerada após o nascimento ou adoção de um filho. No Brasil, a duração da licença maternidade é de 120 dias, podendo ser estendido em algumas companhias para o prazo de 180 dias.

Flexibilidade no trabalho

Muitas empresas oferecem horários flexíveis de trabalho, como trabalho em meio período, horários de trabalho alternativos, trabalho remoto e horários flexíveis de entrada e saída. Esses arranjos de trabalho permitem ajudar as mães a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais e garantir que possam cuidar de seus filhos enquanto são produtivas e desenvolvem um trabalho de excelência muito agregador para as companhias.

Assistência infantil

Algumas empresas oferecem assistência infantil no local de trabalho, como creches e programas de educação infantil. Isso ajuda a reduzir o estresse e a preocupação das mães que trabalham, sabendo que seus filhos estão próximos e seguros.

Work-life-balance

Cada vez mais, as empresas estão se concentrando no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, o que é positivo para as comemorações dos Dias das Mães nas empresas. Para isso, essas companhias oferecem incentivos como dias de folga remunerados, férias flexíveis e licenças. Isso ajuda a garantir que as mães tenham tempo para cuidar de si mesmas e de suas famílias, além de manter uma carreira bem-sucedida.

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

O que as empresas precisam fazer para implementar medidas com relação à maternidade na empresa

Para implementar medidas com relação à maternidade na empresa, as empresas precisam implementar algumas ações. Acompanhe algumas sugestões!

  • desenvolver políticas e procedimentos específicos para lidar com questões relacionadas à maternidade, tais como: licença-maternidade, licença-paternidade, assistência infantil e flexibilidade no trabalho;
  • comunicar claramente essas políticas e procedimentos para os funcionários;
  • treinar gerentes e supervisores para lidar com questões relacionadas à maternidade;
  • avaliar regularmente as políticas e procedimentos relacionados à maternidade para garantir que sejam eficazes e relevantes para as necessidades dos funcionários;
  • demonstrar os benefícios gerados em ser uma empresa inclusiva e olhando, num longo período de tempo, questões como a maternidade como um momento necessário e não uma “perda” para a companhia, uma vez que o valor agregado de cada profissional é muito superior ao período de 4 ou 6 meses de ausência temporária.

Ao implementar essas medidas, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo, que valorize e apoie as trabalhadoras que são mães.

Confira: Maternidade no ambiente de trabalho

Como vimos ao longo dessa leitura, o Dia das Mães ainda apresenta muitos desafios no mercado de trabalho, mas já são visíveis os esforços das empresas e do governo para que as mulheres possam equilibrar maternidade e carreira e os benefícios que isso gera. Com isso, as empresas também ganham, retendo profissionais que são ainda mais comprometidas com a empresa e função que desempenham e gerando ainda mais impacto ao seu redor.

Se você gostou deste artigo sobre Dia das Mães, siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn para acompanhar mais conteúdos como este!

Mariana Horno é Managing Director de Executive Search na Robert Half

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

Mais em nosso Blog