Como ter sucesso na carreira em Y? Confira 4 dicas!

Por Robert Half on 22 de junho de 2022
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Você sabe o que é carreira em Y? Existem duas trajetórias profissionais mais comuns no mercado: a carreira linear, aquela em que o profissional vai sendo promovido até chegar a cargos de gestão, e a carreira em Y.

Nessa última, é o perfil técnico que fala mais alto. Serve, portanto, para aqueles que não estão interessados – ou não têm habilidade – para gerenciar equipes.

“A carreira em Y permite que profissionais com perfil técnico sejam reconhecidos e aprimorados em grau de equivalência ao que um gestor seria”, afirma Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching.​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

Estrutura e características de uma carreira em Y

A carreira em Y proporciona a oportunidade de crescimento profissional em duas direções, sendo a carreira de gestão e a de especialização. 

Na gestão, o profissional obedece os caminhos tradicionais de progresso na carreira. É preciso possuir capacidade de análise, competências para desenvolver planejamentos estratégicos e contar com um perfil direcionado para liderança

Por isso, é fundamental que esse funcionário possua aptidão para trabalhar com outros profissionais e tenha a capacidade de motivar, auxiliar e incentivar a equipe a dar o máximo de seu potencial.

Na especialização, o profissional necessita possuir um perfil investigativo e ter habilidades para resolver problemas e inovar. É importante dispor de elevado nível de conhecimento técnico na área ou na função, além de ser focado no alto desempenho na realização das demandas.  

Um fator curioso é que ele conta com mais liberdade no negócio, o que acaba sendo muito positivo para o colaborador. Ou seja, se o profissional demonstra ser mais proativo, engajado, participativo, comunicativo e com facilidade em relações interpessoais, optar por seguir carreira na gestão pode trazer grandes chances de sucesso.

Já para aqueles que se interessam mais pela esfera do conhecimento, gostam de resolver desafios e inovar, a especialização é uma ótima opção.​

Está a procura de uma oportunidade?​ ​

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!​ ​

Como se destacar numa carreira em Y

Para se destacar na carreira em Y é preciso desenvolver continuamente as competências técnicas.

“O profissional especialista é motivado pela alta complexidade e solução de problemas e sabe que, para se aperfeiçoar, precisa aprofundar seus conhecimentos em uma área específica”, diz Da Matta.

Leia também: O profissional especialista, como ser bem sucedido sem virar chefe

De qualquer forma, além do expertise técnico, o profissional que busca esse tipo de carreira, também precisa desenvolver habilidades como: foco, planejamento, administração do tempo, inteligência emocional, relacionamentos interpessoais, habilidades de comunicação e criatividade.

“Ao ter plena consciência de que as suas competências técnicas compõem suas potencialidades como profissional, é possível trabalhar habilidades paralelas que darão sustentação ao desenvolvimento de carreira”, recomenda Da Matta.

É possível ter sucesso por meio de um bem estruturado plano de carreira em Y, e com isso, ganhar bons salários sem virar chefe. Afinal, nem todo mundo se vê liderando equipes.

“Pelo que venho acompanhando do mercado corporativo brasileiro, vejo que existem boas oportunidades para quem deseja direcionar sua carreira em Y”, afirma Da Matta.

“Grandes farmacêuticas, empresas de engenharia, tecnologia e saúde são exemplos de corporações em que há uma demanda constante por talentos técnicos”.

Veja como ter sucesso na carreira em Y em 4 dicas práticas!

Leia também: Guia da recolocação profissional

1. Seja visto

Técnicos especialistas são muito reconhecidos nas empresas, especialmente nos setores industriais e de tecnológicos.

O conhecimento desse tipo de profissional é fundamental para os processos internos e na tomada de decisão. Já que, são eles os responsáveis pela estrutura física e digital da produção. 

Seja visto! Mantenha seu currículo atualizado no LinkedIn e mostre ao seu empregador suas habilidades, sempre que possível, na prática.

2. Desenvolva novas competências

O profissional que escolhe seguir carreira como especialista terá pela frente uma trajetória de aprendizagem contínua e aprimoramento de suas habilidades.

Normalmente, as empresas buscam proporcionar e investir em cursos, manter parcerias com instituições de ensino, possibilitando o progresso do profissional, que obtém cada vez mais qualificação em sua área. Abrace as oportunidades.

3. Desenvolva uma visão inovadora

Processos criativos necessitam da participação de profissionais técnicos das áreas relacionadas. Desta forma, quem é especialista sempre está relacionado nos processos proporcionam mudanças e traz inovação.

Eles contam com a possibilidade de criar, recriar e melhorar os meios de produção e processos da empresa, demonstrando sua perspectiva inovadora. Uma mente inovadora é detalhista, observadora e presta atenção ao seu redor.

4. Aproveite as possibilidades

Qualquer profissional tem a possibilidade de obter habilidades de liderança, entretanto, não são todos que se sentem seguros em administrar equipes e se responsabilizar por pessoas. 

Por esse motivo, a carreira em Y é essencial para criar possibilidades para profissionais introspectivos e tímidos, contribuindo para a sua evolução profissional e uso de suas habilidades técnicas, onde são mais capazes de demonstrar o seu valor.

Para quem a carreira em Y é mais indicada

A carreira em Y é indicada, especialmente, para os profissionais que apresentam amplos conhecimentos teóricos e experiências práticas, que são participativos no desenvolvimento das atribuições da empresa e demonstram ponto de vista inovador.

Além disso, é indicado para os colaboradores que não possuem habilidades de liderança de equipes, como motivação ou inspiração.

O profissional que escolhe pela carreira técnica em Y é reconhecido como especialista e está no mesmo nível de um cargo gerencial, tanto em status quanto na questão salarial. Pense nas opções que você para o futuro e cogite no seu planejamento!

Falando em se planejar, aproveite para saber mais sobre como fazer um planejamento de carreira.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

Tags

More From the Blog...