Segundo dados do IBGE, no segundo trimestre do ano, a taxa de desemprego chegou a 12% da população economicamente ativa. Se considerarmos apenas os profissionais qualificados, aqueles com 25 anos ou mais e ensino superior, a taxa de 5,5%. Apesar da diferença, é possível que você tenha se deparado com o fantasma da demissão ou que você conheça alguém que esteja passando por essa situação. Por isso, separamos algumas dicas simples que podem ajudar você na recolocação no mercado de trabalho. 

Como se recolocar no mercado de trabalho? (Resumo)

  • Faça um currículo atrativo.
  • Mantenha sua rede de relacionamentos e networking atualizadas.
  • Cuidado com as redes para busca de emprego.
  • Tenha claro os seus objetivos profissionais.
  • Saiba como se comportar em uma entrevista de emprego.
  • Atente-se para novas oportunidades de trabalho.

Faça um currículo atrativo

Ele é seu cartão de visitas. Excelentes profissionais são descartados no processo de recrutamento e seleção por não cuidarem desse aspecto. Um bom currículo deve ter no máximo duas páginas e destacar suas principais conquistas e experiências profissionais.

Entre as opções que você encontra na internet, escolha um bom modelo de currículo, de design limpo e simples. Fique atento também aos erros de português – eles comprometem muito da imagem e podem custar a vaga.

Outra dica importante é aprender a customizar seu currículo, utilizando palavras-chave que atendam a uma vaga específica. 

ENVIE SEU CURRÍCULO

Networking e rede de relacionamento

Mantenha sua rede de relacionamentos e networking atualizada sobre sua situação e aproveite esse círculo de relacionamentos para se aproximar das oportunidades.

Não se envergonhe de informá-los de que está em busca de recolocação profissional

Redes para busca de emprego

Cuidado com sites e empresas que cobram para ajudar você a se recolocar no mercado: nem sempre eles podem trazer o resultado que você espera. Dê preferência para ferramentas digitais gratuitas, que são tão ou mais efetivas que as pagas, como sites e fóruns de discussão.

Procure também pelas consultorias especializadas de headhunters, que podem ajudar bastante, sem cobrar esse serviço de você.

Tenha claro seus objetivos profissionais

Não adianta aplicar seu currículo em qualquer vaga. Tudo o que você conseguirá é frustar o selecionador e atrapalhar outros candidatos. Portanto, durante o processo de recolocação no mercado de trabalho, tenha muito claro qual é seu objetivo profissional e concentre esforços em oportunidades da sua especialidade.

Saiba como se comportar em uma entrevista de emprego

Conseguiu uma entrevista de emprego? Então, capriche na apresentação!

Demonstre convicção sobre como pode contribuir para os desafios da empresa, fale com entusiasmo e ressalte seus pontos fortes. “Brilho no olho” e disposição de fazer a diferença continuam sendo chaves para o sucesso. 

Atente-se para novas oportunidades de trabalho

Para ampliar sua empregabilidade, esteja atento a novos modelos de contratação, como o trabalho temporário.

O Brasil tem seguido essa tendência dos Estados Unidos e Europa. Não é a simples contratação sazonal por conta de uma demanda, mas vagas para projetos estratégicos da empresa, que têm caráter provisório. O desemprego também pode ser uma boa oportunidade para empreender, desde que você tenha um bom planejamento para isso.

Assista ao vídeo

No vídeo abaixo, a gerente de recrutamento, Flávia Alencastro, responde à pergunta: Como candidatos com idade superior a 50 anos, podem se recolocar? Vale a pena assistir!

Dicas para suas Entrevistas de Emprego