Como se preparar para o pós-quarentena

Por Robert Half on 27 de maio de 2020

Por Fernando Mantovani

A crise provocada pelo novo coronavírus trouxe à tona um cenário de incerteza, especialmente quando pensamos sobre o que encontraremos no novo mundo corporativo. Mas, nem tudo é incerto: conhecimento; habilidades comportamentais; e networking seguirão muito importantes para quem deseja se manter ou evoluir na carreira. Por isso, destaquei cinco iniciativas que serão úteis agora, no período pós-quarentena e sempre:

1. Leia

Eu, particularmente, sempre encontro insights interessantes para os meus desafios em biografias de profissionais do esporte. Além disso, tenho como leitura obrigatória diária editoriais de alguns veículos de comunicação. Sei que estamos em um home office atípico, com rotinas um pouco atribuladas, mas tente reservar um período do seu dia para a leitura. Esse hábito serve tanto para entreter quanto para informar ou ampliar o nosso repertório de ideias e bate-papos. 

2. Faça um curso online

Muitas instituições de ensino e organizações de setores distintos estão disponibilizando cursos online gratuitos, a preços atrativos ou com condições de pagamento facilitadas. Faça uma busca entre as que mais te interessam e desafie-se a concluir algum curso até o final do mês. Quem sabe depois desse, você não se anima para outros?

3. Adquira um hábito saudável

Aqui vale aproveitar a distância dos restaurantes para adotar uma alimentação mais equilibrada e em horários regrados, yoga, alguma série de exercícios, detox digital, meditação ou outro hábito qualquer que lhe agregue bem-estar e qualidade de vida.

4. Fortaleça sua rede de relacionamento

Com raríssimas exceções, todos estamos sensibilizados com o momento que o mundo está vivendo, o que muda é o grau de intensidade dos sentimentos. Então, mantenha contato com os membros da sua equipe e empresa, aproxime-se dos clientes, não perca a oportunidade de conhecer outros profissionais, ainda que virtualmente, e não se negue a ajudar alguém com algo que estiver ao seu alcance.

5. Amplie seu vocabulário em outro idioma

A habilidade em um idioma, além do seu nativo, é sempre muito bem-vinda. Por isso, busque meios de aprimorar a proficiência que você já tem ou enriquecer o seu currículo com o aprendizado de um terceiro idioma. Antes de fazer a escolha sobre o novo idioma a ser explorado, considere os seus objetivos profissionais.

Não está fácil para ninguém. E é exatamente por essa razão que precisamos otimizar o tempo ocioso da nossa mente para fugir dos pensamentos negativos em espiral. Assim, será mais possível encerrar a quarentena emocionalmente saudável e tecnicamente capaz para dar o nosso melhor agora, no momento da retomada e nos anos que virão.

Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

More From the Blog...