Como recusar uma oferta de trabalho depois de dizer sim

  1. Como recusar uma oferta de trabalho
  2. Comunique a sua decisão o mais rápido possível
  3. Seja educado em todos os momentos
  4. Expresse sua gratidão
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Você aceitou uma nova proposta de emprego para perceber depois que a posição, o local de trabalho ou até mesmo a companhia escolhida foi um erro? Ou, você disse sim para uma oferta de emprego porquê parecia ser a coisa certa a fazer no momento, ao invés de algo que você realmente gostava, e agora você se arrepende?​ Como recusar uma oferta de trabalho depois de já ter dito sim?

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

Há escassez de profissionais qualificados no mercado de trabalho atual, como reportado no Guia Salarial Robert Half, então é provável que você tenha outras chances. Mas se esse novo trabalho não é o que você esperava ou não se alinha com seus objetivos de carreira, você precisa saber como recusar a oferta.

Se isso faz você se sentir melhor, lembre-se de que os empregadores não querem novas contratações que prefiram estar em outro lugar. E embora dar esse tipo de notícia nunca seja a melhor escolha, é improvável que isso afete negativamente sua carreira a longo prazo, especialmente se você não criar o hábito de fazer isso.

Como recusar uma oferta de trabalho

Primeiramente, existem algumas coisas que você pode fazer para sair da posição sem enfrentar repercussões sérias.

Se você assinou um contrato para a vaga, você precisa ler o documento completo com cuidado. Procurar quaisquer estipulações sobre rescindir sua aceitação ou cumprir um período específico de experiência caso você mude de ideia.

A maior parte dos contratos não terá clausulas específicas sobre esse tipo de coisa e geralmente focarão em níveis salariais, clausulas de confidencialidade e responsabilidades. Entretanto, embora é provável que não haja nenhum tipo de repercussão legal caso você mude de ideia, pode ser pertinente obter algum tipo de aconselhamento de um advogado ou especialista.

Veja abaixo mais dicas sobre como recusar uma oportunidade de trabalho com tato e elegância após você já ter aceitado a oferta.

Leia também: 12 frases para inspirar confiança no trabalho

Comunique a sua decisão o mais rápido possível

É imperativo que você informe o recrutador ou gerente de contratação imediatamente. Não prejudique a sua reputação deixando o empregador sem respostas.

Se apenas alguns dias se passaram após você aceitar a oferta, você pode pensar que não é necessário atualizar rapidamente o seu empregador, mas fazer isso é imprescindível, já que o empregador investiu tempo e dinheiro no processo de contratação.

Qual é a melhor forma de comunicação? Ligue para eles para comunicar sua decisão e se desculpar pessoalmente (se houver essa possibilidade) ao invés de enviar uma mensagem de e-mali ou por texto/aplicativos de mensagens instantâneas. Falar diretamente é a melhor maneira de se explicar de maneira clara. Em seguida, continue a conversa com uma carta ou um e-mail que reafirme a sua posição.

Seja educado em todos os momentos

A melhor maneira para sair de uma situação embaraçosa, como mudar de ideia em relação a uma oferta de trabalho, é assegurar que todas as suas intenções com o recrutador ou empregador sejam amenas.

Mantenha-se positivo e evite qualquer linguagem que possa ser considerada ingrata ou refletir negativamente na companhia envolvida. Atenha-se a explicações honestas e concisas, como não poder mais se mudar devido a questões familiares ou por ter recebido um pacote de compensação melhor por um cargo inesperado e de nível superior em outro lugar que você se sentiu obrigado a assumir.

O empregador pode tentar negociar com você com uma contraproposta para convencê-lo a mudar de ideia. Você ficaria por mais dinheiro? Benefícios melhores? Um ambiente de trabalho híbrido? Decida agora qual é o seu resultado final e o que você quer.

Quando chegar a hora, saiba como negociar o salário após receber uma oferta de emprego.

Você pode gostar de: Pesquisa salarial: entenda como fazer e qual a importância

Expresse sua gratidão

Não se esqueça de agradecer ao empregador pelo encontro e pela oportunidade de conhecer mais sobre a empresa. Se houve algo em particular que você tenha gostado sobre a empresa, fale sobre isso.

Também é útil mencionar sua apreciação pelas pessoas que você conheceu durante o processo de seleção. Você nunca sabe quando você poderá entrar em contato com elas novamente.

Receber uma oferta de emprego é uma situação animadora, e as vezes é fácil deixar de notar ou ignorar fatores importantes que se tornam mais aparentes após reflexões posteriores. Mas é importante considerar com cuidado se a posição é realmente boa para você antes de aceitar a oferta de emprego. Se você passar tempo digerindo toda a informação para entender o que a posição engloba, você conseguirá tomar uma decisão embasada antes de dizer sim.

Envie sua vaga

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.