Como melhorar a relação com o chefe

Por Robert Half 21 de março de 2018

Por Adriana Fonseca

Manter uma boa relação com o chefe tem um monte de consequências positivas, desde o seu próprio bem-estar até, claro, alcançar o crescimento profissional desejado. Diretora executiva do Centro de Mulheres e Negócios da Universidade Bentley, nos Estados Unidos, Deb Pine divulgou três dicas para melhorar a relação com o chefe. No dia a dia, o centro coordenado por Deb se dedica a apoiar as mulheres a avançarem em suas carreiras. Confira:

1. Pare de usar o e-mail para conversas importantes

Você é daqueles que usa o e-mail para tudo? Saiba que em certos casos isso pode prejudicar o relacionamento com outra pessoa. Opte por conversas presenciais caso o assunto vá além das tarefas mais comuns ou extrapole o que estava previsto na agenda. Exemplos? Prefira um papo cara-a-cara quando for pedir algo ou se desculpar por um erro. Isso não é apenas mais educado como também tende a ser mais produtivo, já que em uma conversa presencial há menos ruído de comunicação.

2. Veja a relação com o seu chefe como uma via de duas mãos

Normalmente nos vemos como executores e deixamos para os chefes o papel de criadores da parte estratégica do trabalho, esquecendo que os gestores também têm suas próprias tarefas. Então, se você quiser melhorar a relação com o seu chefe faça uma simples pergunta a ele: “O que eu posso fazer por você?” É um jeito de abrir espaço para ele delegar projetos que talvez ele não tenha considerado passar para a equipe. Assumir esse tipo de tarefa pode aumentar sua visibilidade na empresa e ajudar no desenvolvimento da sua carreira.

3. Seja um bom recebedor de feedbacks

Tenha em mente que feedbacks honestos são necessários. Então, mesmo que seu chefe pareça insensível ao dar um feedback, explique gentilmente que aquela abordagem magoou seus sentimentos e, na sequência, faça perguntas para chegar à raiz do problema, deixando claro que você realmente quer melhorar. Quando você é um bom recebedor de feedbacks seu chefe tende a compartilhar ainda mais conselhos valiosos com você. E isso, em resumo, ajuda no desenvolvimento da sua carreira.  

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups. Já publicou nos jornais Valor Econômico e Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

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