Como escolher o gerente perfeito para a sua vaga

Por Robert Half on 2 de fevereiro de 2022
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Bons líderes: Especialmente importantes em tempos difíceis

Como escolher o gerente perfeito para a sua vaga? A disputa por talentos não é apenas pelos trabalhadores qualificados, mas também pelos gerentes.  Ao mesmo tempo, uma boa gestão é muito exigida, especialmente em tempos difíceis como os que vivemos durante a pandemia do corona vírus. Para sobreviver a esta e outras crises semelhantes como empresa, é necessário ter uma liderança que, por um lado, assuma as tarefas urgentes do presente e, por outro, já trate atualmente das questões do futuro. É necessário ter uma equipe de gestão com senso de realidade e pensamento visionário.

No entanto, muitas empresas contam com uma seleção limitada de candidatos adequados e sua escassez no mercado de trabalho. Não se trata apenas de encontrar um líder bom ou mesmo perfeito. Você também precisa estar disposto a mudar.

Tendo em vista a competição acirrada por profissionais adequados, essa não é uma tarefa fácil. No entanto, as empresas devem enfrentá-la. Porque se você errar na seleção dos executivos, isso pode prejudicar ainda mais a situação do negócio.

É por isso que você precisa dos hits certos

Uma contratação desfavorável no nível gerencial impacta toda a empresa de maneira negativa. Escolher o líder errado, especialmente se for um C-Level, pode ter consequências sentidas muito tempo depois que eles deixam uma empresa. Essas consequências incluem:

  • Perda de produtividade: Uma decisão desfavorável por parte do corpo gerencial costuma afetar a estratégia de uma empresa e pode piorar a satisfação da força de trabalho e, consequentemente, sua motivação. Para compensar os déficits dos gestores envolvidos, muito tempo e dinheiro devem ser investidos na formação continua deles.
  • Imagem manchada: Nas redes sociais e nos portais de avaliação de empresas, a má liderança se reflete em comentários negativos. Isto pode prejudicar a marca do empregador a longo prazo e, posteriormente, dificultar o recrutamento de novos funcionários. Ao mesmo tempo, a rotatividade de funcionários aumenta.
  • Má avaliação: Se os gerentes entram e saem com relativa frequência e inesperadamente, isto pode resultar em perdas no preço das ações das empresas listadas. A satisfação e a lealdade dos clientes também sofrem com a turbulência na gestão dos funcionários.

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São essas competências essenciais que contam

A seleção correta dos executivos é, portanto, um alicerce fundamental para o sucesso econômico. Os candidatos adequados trazem ideias inovadoras e energia que ajudam a sua empresa a se desenvolver ainda mais. Mas como você ou outras pessoas responsáveis na administração, bem como nos departamentos de RH, podem alcançar melhores resultados no recrutamento?

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Para fazer isso, você primeiro precisa saber o que faz um bom líder. Naturalmente, isto depende em grande parte das circunstâncias individuais da sua empresa e do mercado. Mas há uma série de competências essenciais gerais das quais nos lembramos brevemente aqui. Além das habilidades específicas, hard skills e soft skills, são necessárias habilidades em...

  • Liderança e valorização: Um bom líder precisa saber fazer elogios e críticas. Reuniões regulares da equipe podem ajudar a identificar e resolver quaisquer desacordos e problemas com os processos de trabalho em estágios iniciais.
  • Organização: Entre outras coisas, o objetivo aqui é coordenar o trabalho de diferentes departamentos para alcançar um resultado geral ideal.
  • Análise: Somente aqueles que podem coletar e avaliar dados estão em condições de tirar as conclusões e consequências corretas.
  • Planejamento para o futuro: Visão e pensamento futuro fortalecem o poder inovador e ajudam a reagir aos desenvolvimentos do mercado em um estágio inicial.
  • Poder de tomada de decisão: Discussões são úteis, mas também podem paralisar uma empresa se nenhuma decisão for derivada delas. Portanto, as etapas necessárias não devem ser atrasadas, mas simplesmente executadas, se necessário.
  • Capacidade de agir: Isto transforma decisões em ações. Líderes precisam de apoio e confiança em todos os níveis - ou devem conseguir mobilizar ambos.
  • Equidade: Tratamentos desiguais ou intrigas, mais cedo ou mais tarde, acabam afetando o clima na organização. Portanto, é importante agir sempre  interesses da empresa e, por exemplo, não tomar decisões de acordo com simpatias ou antipatias pessoais.
  • Motivação: Os gerentes precisam de motivação e também precisam despertá-la nos outros.
  • Comunicação: A troca clara e sempre apropriada através de todos os canais (digitais) com os superiores, colegas, funcionários e clientes é a base para toda boa cooperação.
  • Desenvolvimento de estratégias: Não basta definir metas de negócios. Bons líderes também definem o caminho para alcançá-los. E eles são flexíveis o suficiente para adaptá-lo às novas circunstâncias.
  • Resiliência: Resiliência e resistência - especialmente depois de enfrentar dificuldades - estão entre as qualidades mais importantes dos líderes. Esta é a única maneira com a qual eles podem lidar com o estresse do dia-a-dia dos negócios e com os desafios especiais a longo prazo.
  • Orientação da solução: O que precisa ser feito para completar uma tarefa da maneira mais rápida e fácil possível? A boa administração encontra a resposta de forma rápida, pragmática e livre de ideologia.
  • Transparência: Decisões, dados e processos devem ser rastreáveis e documentados em todos os momentos. O “sigilo”, por outro lado, torna difícil ou impossível chegar a um acordo com possíveis decisões erradas.
  • Sentido de responsabilidade: Os líderes precisam estar cientes das consequências de suas ações. Isto significa que eles não só têm que pesar o impacto de suas decisões, mas também assumir a responsabilidade por elas.

Realisticamente falando, muito poucas pessoas terão todas essas habilidades e aptidões. Um líder tão perfeito é raro. No entanto, você deve tentar encontrá-los - ou uma pessoa que se aproxime o mais possível do ideal.

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5 dicas de recrutamento para os tomadores de decisão

O critério para a seleção de gerentes envolve vários fatores. É uma questão diferente encontrar realmente o reforço de pessoal para a gestão. As seguintes dicas podem ajudar você a encontrar, convencer e reter candidatos adequados na situação atual.

  1. Conheça o seu negócio: Antes de iniciar o processo de recrutamento, certifique-se de compreender a cultura, os valores, os processos de trabalho e as fraquezas de sua empresa. Isto também resulta em suas expectativas para o novo compromisso. Isto é importante para a entrevista e para o resto do processo de recrutamento.
  2. Defina suas metas e desafios: Onde você quer que sua empresa se desenvolva nos próximos anos? Que dificuldades você antevê neste caminho - e também no mercado e setor nos quais sua empresa atua? Que tipo de apoio você gostaria de ver? Procure por gerentes que estejam à altura desses desafios.
  3. Use redes e parceiros: Os melhores funcionários nem sempre são aqueles que estão procurando um novo emprego. A pessoa certa para o trabalho também pode ser um candidato interno ainda não descoberto, uma recomendação das redes de seus gerentes ou uma dica de uma agência de recrutamento. Um parceiro de recrutamento que tenha a experiência, conhecimento e relacionamentos existentes pode ajudá-lo a encontrar o melhor candidato.
  4. Decida rapidamente: Depois de encontrar um bom gerente, você poderá concluir o processo de contratação rapidamente. Caso contrário, você pode acabar perdendo o candidato selecionado para a concorrência.

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