A bagagem da carreira: você já arrumou sua mala?

Por Robert Half 14 de agosto de 2017

Por Fernando Mantovani

Pense nas suas férias, naquela viagem de final de semana, naquele feriado prolongado. Para onde você vai? Como estará o tempo? Que tipo de roupa levar? Quantas malas serão necessárias? Existe uma mala para cada situação, para cada destino, para cada programa. E ela precisa ser planejada. Quando se trata da sua carreira é a mesma coisa. Onde você quer chegar? Como? Em quanto tempo? Cada pessoa tem suas ambições e objetivos e é de acordo com eles que você vai preparar a sua “bagagem” profissional.

Não existe receita única e também não existe plano definitivo. Tudo é uma questão de prioridade. Defina as suas e busque materializá-las. Uma boa forma de fazer isso é colocando no papel, no celular, no tablet… onde quiser, vale até na parede de casa, seus objetivos. E partir daí, traçar estratégias e planos para alcançá-los.

Mantenha a calma

O planejamento de carreira e sucesso profissional levam anos, e podem ser muito cansativos em alguns momentos. Mas faz parte do aprendizado. Há algumas habilidades que somente são desenvolvidas com o passar do tempo, o conhecimento em gestão de conflitos nas organizações é uma parte delas. Um profissional experiente, em geral, reage de forma mais tranquila aos atritos do dia a dia, pois ele sabe que determinadas discussões não vão levá-lo a lugar nenhum. Como ele sabe? Porque já passou por isso antes. Diferentemente de um colega com menos vivência na mesma função. É natural que isso aconteça.

Sua carreira não é a dieta de segunda-feira

Procrastinar: transferir para outro dia; adiar; delongar; demorar; espaçar; protrair (Novo Aurélio - o Dicionário da Língua Portuguesa). A palavra pode até não ser usada com tanta frequência, mas seu significado reflete a atitude de grande parte das pessoas e interfere, inclusive, na carreira de cada um. Deixar para planejar quando se está infeliz no trabalho ou após uma demissão não é a forma ideal de planejar o futuro profissional. 

É como início de dieta: quem nunca deixou para a próxima segunda-feira a decisão de começar o regime? Com a carreira é a mesma coisa, mas é necessário dar o primeiro passo.

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

More From the Blog...