18 atribuições de um líder que são essenciais

Por Robert Half on 10 de abril de 2023
Tempo estimado de leitura: 11 minutos

Por Maria Sartori

Há alguns anos, diríamos que líder é aquele que planeja bem, controla e estipula prazos. Mas hoje isso se tornou apenas uma parte das atribuições e características básicas. As competências de um líder devem ir muito além do que manter um cronograma em dias e, além disso, podem ser desenvolvidas, contrariando a ideia de que são necessariamente inatas.

Envie sua vaga

Parte das competências de um líder que são essenciais hoje é saber desenvolver projetos através de realizações participativas, fazendo com que as pessoas se comprometam com as causas da empresa e lutem por propósitos comuns, ajudando ativamente na definição de metas e objetivos.

E sabe qual é a melhor notícia disso tudo? É possível desenvolver as características de liderança necessárias para uma boa gestão.Quer obter as habilidades de um líder? Confira as 18 principais competências de um líder que listamos para você. Confira!

Leia também: Competência e Habilidade — Veja a Diferença para os Gestores

O que são atribuições essenciais e por que são tão importantes?

Competências de liderança são habilidades e traços de personalidade que permitem que um líder inspire e oriente sua equipe para alcançar objetivos. Essas habilidades incluem comunicação efetiva, habilidade de tomar decisões, capacidade de motivar e influenciar pessoas, além de liderança por exemplo.

Desenvolver essas competências é essencial porque um líder eficaz impacta diretamente no sucesso de uma equipe ou organização. Um líder forte pode aumentar a produtividade, melhorar a satisfação dos funcionários e alcançar metas desafiadoras, por exemplo.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

As 18 principais atribuições de um líder

Acompanhe a seguir as 18 características de um líder que são essenciais e podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa que se interesse em evoluir nesse sentido na vida. Confira.

Busque o conhecimento necessário

Parte das competências de um líder está em reconhecer a necessidade do aprendizado. Se você quer adquirir novos conhecimentos, precisará ir atrás de novas informações, seja por meio de livros, treinamentos ou tentativa e erro.

Você pode gostar de: A importância da educação continuada

Acredite na sua capacidade de aprender

Muitas pessoas simplesmente não conquistam objetivos porque não confiam em sua capacidade. Acredite que você é capaz. Um bom líder deve ter confiança em si mesmo. Isso vai além de ser autodidata e que dizer apenas que a autoconfiança de assimilar o que é novo deve estar latente em sua alma.

Pratique e pratique de novo

Dedique-se a praticar o que aprendeu até a exaustão. Para desenvolver competências e habilidades, esse caminho é necessário. O aperfeiçoamento só pode ser conseguido por meio de inúmeras tentativas, pois o cérebro acaba assimilando a forma correta de fazer por meio dos erros cometidos. Isso sem contar a experiência adquirida.

Inspire confiança

Se você deseja ser um grande líder, seja na sua família, na sua empresa ou na sua própria vida, passe a agir transmitindo confiança. Ninguém segue uma pessoa que não é confiante. Esse é um fator-chave em pessoas que lideram, pois elas demonstram autoconfiança naturalmente.

Essa confiança vai ser fundamental no longo prazo para as mais diferentes situações. Seja para convencer um funcionário de que um caminho é melhor do que o outro, seja para mostrar para ele que você pode ajudá-lo a se desenvolver em diferentes formas.

Pense a longo prazo

Líderes devem ter foco no futuro. Eles sabem que a conquista de grandes objetivos exige muito do presente. Muitas perdas são necessárias para um ganho maior no futuro. Esta visão clara do futuro é que faz com que os líderes se mantenham fiéis a seus princípios e continuem lutando por seus objetivos.

Leia também: Competência e Habilidade — Veja a Diferença para os Gestores

Domine o medo

É natural as pessoas sentirem medo, a diferença está em querer vencer seus medos para assumir os riscos que toda liderança exige. Líderes devem ter coragem para derrotar seus medos e fazer o que precisa ser feito.

Aprenda com o passado

Uma parte importante das características dos líderes é que eles não perdem tempo chorando o passado, eles veem o passado como aprendizado. Não perdem o tempo presente com emoções e sentimentos que tiram sua energia de realização, eles devem focar no futuro.

Concentre-se em conhecimento e relacionamentos

Da união desses pontos nasce o poder de liderar. O conhecimento faz com que o líder seja capaz de se tornar o que ele planejou; relacionamentos ampliam suas possibilidades e a capacidade de agregar valor e resultados ao meio.

Tenha um propósito

Defina seu propósito maior e todos os dias se movimente para realizar esse objetivo. Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve. E o modo de não ficar perdido no mar de possibilidades do dia a dia é ter um plano bem definido e segui-lo à risca.

Quando um líder tem um propósito claro, a tendência é que isso seja transmitido também para a sua equipe, o que pode ser muito importante para manter o dia a dia de trabalho mais simples de ser vivenciado.

Conquiste seguidores

Assim que perceber que está sendo seguido, você terá certeza que conquistou as competências de um bom líder. Todo mundo que reconhece as características já citadas aqui tende a seguir a pessoa que as demonstra. Esse é o feedback decisivo na busca pelas competências de um líder.​

Pratique a Escuta Ativa

Um bom líder escuta com atenção a demanda de seus liderados. Ouvir suas demandas e ajudá-los da melhor forma possível é uma característica fortíssima dos que lideram outras pessoas. Isso é reconhecido pelos liderados e a equipe pode se tornar ainda mais coesa.

Criatividade e Inovação

Principalmente nos dias atuais, tecnológicos e competitivos, ter essas duas habilidades é fundamental para qualquer profissional — inclusive os líderes. Eles precisam ser a referência para seus liderados, e estimular esse espírito de criatividade e inovação na sua equipe.

Essas competências possibilitam que os trabalhadores descubram novas soluções para superar os obstáculos da rotina do setor e da empresa, além de motivá-los a melhorar seu serviço e processos internos. Isso tudo proporciona um diferencial de mercado ao negócio. 

Empatia

Uma das habilidades fundamentais para ser um líder é a capacidade de lidar com seus profissionais, conseguindo inclusive, se colocar em seu lugar e tirar o melhor de cada um. E uma das maneiras disso acontecer, é sendo empático: uma relação mais próxima será essencial para o futuro do trabalho, pois será construído um laço de respeito e confiança entre o líder e seu liderado.

A questão da empatia se torna ainda mais importante para empresa quando ela busca valorizar a diversidade, deixando essa habilidade ainda mais urgente e necessária. 

Boa comunicação

Um bom líder é capaz de orientar a sua na realização de suas demandas. Por isso, é necessário ser claro no momento de delegar as atividades e passar as informações necessárias. No entanto, ao mesmo tempo, precisa despertar nos seus liderados a simpatia. 

Ser um profissional comunicador é uma qualidade fundamental para quem assumirá ou já está na posição de liderança, para não deixar mal-entendidos acontecem na sua equipe, nem ignorando os conflitos — sendo capaz de lidar com eles a partir de ferramentas como a comunicação não violenta, por exemplo — e também mantendo uma proximidade dos funcionários.

Positividade

Essa competência é fundamental, mas é preciso não confundi-la com um líder iludido: ser positivo é, ao mesmo tempo, saber lidar com as notícias ruins e ter a capacidade de tirar experiências positivas mesmo de situações que pareçam mais desesperadoras.

Ou seja, o líder não deve mentir para a sua equipe ao dar uma notícia ruim, de forma alguma, mas deve sempre buscar alternativas que ajudem a criar experiências positivas mesmo em momentos que não sejam tão positivos.

Feedback

Um dos pontos mais importantes que os líderes devem observar é a capacidade e regularidade dos feedbacks. Isso mesmo, um grande líder precisa se colocar à disposição para ouvir e ser ouvido. A ideia é que ele consiga criar uma relação próxima e saudável com a sua equipe.

Nessas conversas de feedback, o líder pode ter todas as informações necessárias para ajudar a sua equipe a se desenvolver, corrigir erros, melhorar a performance e criar um time que realmente tenha bons resultados, além de um ambiente saudável para todos.

Responsabilidade

O conceito de "liderança por exemplo" é muito comum, não é mesmo? Pois bem, você precisa colocá-lo em prática: um líder precisa ser responsável, cumprir com as suas obrigações e tarefas. Afinal, como poder cobrar da sua equipe se você não está fazendo a mesma coisa?

Diversidade e inclusão

Nos últimos anos, a importância da diversidade e inclusão deixou de ser algo apenas institucional, ou seja, que a empresa e o time de recursos humanos devam se preocupar. Pelo contrário: toda a organização deve focar no assunto e quem deve olhar com ainda mais atenção para o tema são os líderes.

Desde a criação de um ambiente na sua equipe que respeite e dê liberdade para a diversidade e inclusão até mesmo ter esse olhar mais atento na hora de montar a sua equipe. Além das questões sociais e culturais, um time diverso tende a apresentar diferentes visões, técnicas e conceitos para ajudar a solucionar os problemas do dia a dia da equipe.

A importância do desenvolvimento de competências em cargos de liderança

Gerenciar pessoas não é fácil. Na verdade, essa é uma das habilidades mais difíceis de serem desenvolvidas. Uma das formas de melhorar esse processo é por meio da prática da liderança, pois normalmente as pessoas estão mais aptas a seguirem outras que apresentam essas características.

Em um ambiente de trabalho isso é essencial, pois as equipes precisam ser guiadas rumo a concretização de um trabalho proposto. Isso é especialmente verdade quando um grande projeto está em curso, pois a unicidade na colaboração é fundamental. Nesses momentos, a presença de líderes pode ser o grande diferencial para o sucesso.

Algumas dicas podem ajudar você a se tornar um líder de sucesso:

  • ouvir e ser ouvido: é fundamental criar uma cultura em que os seus liderados falem e ouçam seus líderes;
  • seja transparente: nenhum líder vai ter sucesso no longo prazo se não prezar pela transparência em todas as suas ações, posturas e estratégias;
  • busque conhecimento: um líder não pode se acomodar em nenhuma circunstância e deve sempre procurar por formas de aperfeiçoar seu trabalho;
  • trabalhe com outros líderes: assim como você vai aprender com a sua equipe, também pode aprender com outros líderes dentro da empresa ou até fora.

Erros que os líderes de empresas precisam evitar

Como diz o ditado: errar é humano! Porém, quando se trata de liderança, é necessário ter cuidado para evitar prejuízos enormes para a empresa. O líder é uma referência dentro da sua equipe, ou seja, os demais colaboradores normalmente acatam suas decisões e seguem seus passos.

Por isso separamos alguns erros que podem ser evitados na rotina de trabalho de um líder, acompanhe:

Não planejar

Todo projeto ou atividade bem realizada precisa minimamente de planejamento. No entanto, quando envolve muitas pessoas, prazos e recursos financeiros. Uma liderança que não planeja não tem certeza sobre onde ir, então, será difícil ter seguidores.

Não dar feedbacks

Como um líder pode cobrar resultados da sua equipe ou até mesmo determinados tipos de comportamento dos colaboradores se eles não tiverem a noção do que há de certo ou errado?

Muitos líderes acabam cometendo o grave erro de não informar a sua equipe o que espera, quais são os pontos fortes e fracos de cada um, ou o que ele deseja de cada liderado. A importância do feedback nas relações é fundamental para que isso não aconteça.

Você pode gostar de: A importância da educação continuada

Não desenvolver os colaboradores

Pior do que não dar feedbacks é reconhecer a necessidade ou oportunidade de investir na capacitação e no desenvolvimento dos profissionais da sua equipe e ser omisso. Quando um líder deixa de desenvolver sua equipe, além de limitar o desenvolvimento individual, ele também desacelera as oportunidades de crescimento da empresa.

Desenvolver as competências de um líder que são essenciais é possível para qualquer pessoa que busque guiar pessoas por um caminho de desenvolvimento, quer seja em uma grande corporação ou mesmo no lar.

As dicas passadas aqui podem ser colocadas em prática, provando que a ideia de que os líderes assim nascem e não podem ser formados não é verdadeira. Treine e você conseguirá!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro, estamos sempre no topo das listas de agências de recrutamento em Belo Horizonte. A Robert Half pode fornecer assistência onde e quando você precisar.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para dizer o que pensa e nos deixe seu comentário indicando qual foi a característica de um líder que você mais se identificou!

Maria Sartori é Diretora Associada da Robert Half

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

Mais em nosso Blog