2019 não te dará nada de graça!

Por Robert Half 7 de Janeiro de 2019

Por Fernando Mantovani

Calma! Não quero pregar o pessimismo logo no meu primeiro artigo de 2019. Minha intenção é alertar que nada de novo ou de melhor irá acontecer na sua vida profissional se você não agir, ficar de braços cruzados ou largar o seu futuro nas mãos do destino.

Pensando nisso, convido você a fazer um exercício simples neste mês de janeiro, quando muitos de nós ainda estamos tomados pelo espírito de renovação, pelas boas ideias e pela convicção de que “este ano vai ser diferente”. São apenas três etapas:

Selecione três metas

Seja amplo nessa escolha. Pense no relacionamento com pares, em uma promoção de cargo, no desenvolvimento de algum projeto, no aprendizado de idiomas, entre outros objetivos que ainda não conseguiu colocar em prática, mas que considera importantes para a sua carreira.

Sei que o ano é extenso. Mas, é melhor ter poucos e bem estruturados sonhos do que iniciar várias ações, perder o foco e chegar ao final do ano sem ter concluído nada.

BAIXAR O GUIA SALARIAL

Avalie os caminhos a serem percorridos

Considerando as suas metas, veja onde está, onde quer chegar e qual é o caminho. É importante também ter ciência quanto aos prós e os contras ao decidir encarar cada desafio. Você só deve prometer aquilo que conseguirá cumprir.

A ideia é que, com o passar do tempo, você tenha mais segurança para aumentar o grau de complexidade desses sonhos.

Coloque tudo no papel e revise periodicamente

Não importa se você vai usar papel e caneta ou o computador. O importante é que você tenha um lugar onde consiga visualizar todo esse raciocínio que foi feito.

De tempos em tempos, ao longo dos meses, revisite o plano para verificar como ele evoluiu, se precisa de ajustes e se ainda faz sentido dentro do seu momento de vida. Na medida em que os objetivos forem alcançados, veja também se há espaço para estabelecer novos.

Como eu sempre digo, planejamento é o melhor caminho para qualquer conquista na vida. Ele não garante o sucesso, mas aumenta as chances de maneira considerável.

Um excelente ano para todos!

*Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half no Brasil

Faça download do índice de Confiança Robert Half

O ICRH vai monitorar o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.

More From the Blog...