Carreira em T: descubra o que é e como desenvolver

Por Robert Half on 27 de junho de 2022
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Com o aumento da competitividade no mercado de trabalho e o surgimento de novas tecnologias, se desenvolver como profissional é um fator essencial para uma carreira de sucesso. 

Nesse caso, um termo que vem sendo muito discutido é a carreira em T, principalmente por ser considerada por diversos profissionais como uma das competências do futuro.

Você deve estar se perguntando, afinal, o que é a carreira em T. Por isso, se deseja saber mais sobre o termo continue a leitura e confira!

Está a procura de uma oportunidade?​ ​

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!​ ​

O que é carreira em T e como surgiu?

Esse modelo iniciou nos anos 2000, juntamente com o grande desenvolvimento de startups.

Com um pequeno número de colaboradores e cargos de bastante autonomia, nessas empresas viram na carreira em T a oportunidade de encontrar profissionais com amplas habilidades multidisciplinares.

A carreira em T é diferente das carreiras em Y e W por não possuir um objetivo direto ligado a especialização e liderança, mas na possibilidade do profissional ter domínio profundo de várias áreas ao mesmo tempo. 

É fundamental frisar que esse profissional é bastante valorizado pelas empresas, já que o seu valor é determinado pela sua eficiência na resolução de problemas. Portanto, quanto mais versátil o profissional for, mais valorizado ele será. 

Leia também: Bem-estar do colaborador: por que a empresa deve se preocupar?

Quais são as suas principais vantagens?

A carreira em T proporciona diversas vantagens para as companhias e para os seus profissionais, de maneira que é atrativo determinar um caminho de mão dupla onde ambos se dediquem em desenvolvê-la. Veja algumas das principais vantagens!

Aumento da cooperação

Profissionais que possuem habilidades em várias áreas são capazes de cooperar com a equipe, compartilhando dicas e conhecimentos. Com isso a empresa desenvolve suas relações humanas e profissionais, ampliando sua produtividade e melhorando o clima organizacional.

Ampliação das oportunidades 

Ao se relacionar em diferentes áreas, as chances de crescimento são ampliadas. A carreira em T permite a aquisição de conhecimentos básicos em diversas áreas, mas cabe ao profissional se especializar naquela que ele tem mais afinidade. 

 

Índice de Confiança Robert Half​ ​

O ICRH monitora o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.​ ​

Diferencial no mercado 

Ao demonstrar possuir grande quantidade de conhecimento, o profissional em T se posiciona em outro nível do mercado de trabalho, despertando o interesse de recrutadores.

Como se desenvolver dentro da carreira em T?

Nesse momento já é possível ter algumas ideias do que é a carreira em T, mas que tal saber como é possível se desenvolver e se tornar um profissional com muitas habilidades.

Faça uma auto avaliação

O primeiro passo para desenvolver suas habilidades é reconhecê-las. Por isso, a auto avaliação é tão importante ao desenvolver uma carreira em T.

Reserve um tempo e faça uma lista de suas habilidades técnicas e comportamentais e seus interesses. Nesse processo poderá identificar onde é necessário melhorar. 

Escolha uma área para se especializar

Embora a área T possibilite que o profissional saiba um pouco de tudo é importante que ele se especialize naquilo que ele tem mais afinidade.

Dessa forma, será possível desenvolver competências que rodeiam a área escolhida. 

Confira também: Como dar boas vindas a um novo colaborador?

Desenvolva suas soft skills

Ter o conhecimento técnico é fundamental, mas como falamos nas vantagens da Carreira em T, existe uma grande interação e colaboração mútua entre os profissionais. Desta forma, desenvolver habilidades comportamentais é essencial.

Além disso, profissionais do futuro focam em desenvolver soft skills como o pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, resolução de problemas, inteligência emocional, negociação, flexibilidade cognitiva entre outras.

Como você pôde notar, a carreira em T é uma oportunidade para profissionais e para as empresas. Veja a possibilidade como uma grande oportunidade e aproveite os benefícios!

Ficou com alguma dúvida ou tem experiência no assunto? Deixe um comentário.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

More From the Blog...