O líder motivador, a busca pelo ingrediente fundamental

O ingrediente fundamental para um bom líder

*Por Fernando Mantovani

Um bom chefe de cozinha sabe que toda receita tem seu ingrediente fundamental para que tudo dê certo. Sem ele, a massa desanda e a refeição não sai como o planejado. Parte das características de um líder é ter seu próprio ingrediente fundamental, para guiar a equipe na direção correta.

No livro, The Five Dysfunctions of a Team (Os 5 desafios das equipes, versão em português), Patrick Lencioni apresenta cinco princípios de liderança para formar uma equipe de sucesso.

Uma das principais características de um líder é a confiança

Não a confiança de simplesmente saber que o trabalho será feito e que cada um cumprirá o seu papel. Mas a confiança de ter espaço para ser vulnerável; de poder errar e se abrir com os colegas; de assumir que não sabe a resposta ou que precisa de ajuda sem que isso coloque em dúvida suas capacidades. Encontrar um ambiente assim não é tão fácil quanto pode parecer. 

Um líder motivador é capaz de assumir sua própria vulnerabilidade, compreendendo sua condição humana de erros e acertos. Uma atitude de excelência é poder reconhecê-las e encontrar apoio para reverter o jogo. Quando há uma resistência a esse tipo de comportamento nos membros da equipe, o líder deve tomar a iniciativa e inspirá-los a fazer o mesmo uns com os outros. Orientá-los a lidar com as fraquezas sem censuras, com o único objetivo de buscar soluções e evoluir como um time. Só assim será possível avançar para as próximas etapas na construção de uma equipe capaz de funcionar bem. Sem essa confiança, a massa desanda.

Você também pode gostar de: O segredo das empresas especialistas em líderes

Fernando Mantovani é diretor de operações da Robert Half Brasil. 
Este artigo foi publicado em primeira mão no blog Sua Carreira, Sua Gestão, da Exame.com.

Tags: Liderança

Compartilhar essa página