Boa habilidade de comunicação é fundamental em profissionais de TI

A área de tecnologia pede, cada vez mais, profissionais com boa capacidade de comunicação e negociação. Tais habilidades comportamentais são importantes porque há uma crescente interação da área com outros setores da empresa. Os dois profissionais de tecnologia mais demandados atualmente no mercado precisam dessas competências. São eles o analista de negócios, dentro da área de sistemas, e o gerente de TI, na área de infraestrutura.

O primeiro, segundo Fabio Saad, gerente sênior da Robert Half, tem entre suas atribuições conversar com o usuário para entender o que é preciso customizar no sistema e, depois disso, fazer a ponte com o desenvolvedor do programa. “Se o profissional não souber se comunicar bem com outras áreas, o trabalho dele fica prejudicado”, diz o headhunter. Já o gerente de tecnologia percorre os mais diversos setores das empresas e, por isso, também precisa de boa habilidade de comunicação. “E, quando falamos em habilidade de comunicação, não quer dizer apenas falar o português correto. Trata-se de criar empatia, relacionar-se bem e saber informar com precisão e no tempo certo”, diz Saad.

O Pesquisa Salarial da Robert Half destaca ainda que a demanda por profissionais de TI é particularmente notável em empresas de médio porte e em startups. Em relação aos salários da área de tecnologia, as maiores altas nos valores médios das remunerações em 2015 são vistas nos cargos de coordenador de sistemas (10%), analista de negócios sênior (10,5%) e analista ERP sênior (17%). O primeiro pode obter ganhos mensais de até R$ 17 mil, já o segundo alcança salários de R$ 14 mil e o último, de 17 mil.

Compartilhar essa página