Por Fernando Mantovani

Pense nas suas férias, naquela viagem de final de semana, naquele feriado prolongado. Para onde você vai? Como estará o tempo? Que tipo de roupa levar? Quantas malas serão necessárias? Existe uma mala para cada situação, para cada destino, para cada programa. E ela precisa ser planejada. Quando se trata da sua carreira é a mesma coisa. Onde você quer chegar? Como? Em quanto tempo? Cada pessoa tem suas ambições e objetivos e é de acordo com eles que você vai preparar a sua “bagagem” profissional.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Não existe receita única e também não existe plano definitivo. Tudo é uma questão de prioridade. Defina as suas e busque materializá-las. Uma boa forma de fazer isso é colocando no papel, no celular, no tablet… onde quiser, vale até na parede de casa, seus objetivos. E partir daí, traçar estratégias e planos para alcançá-los.

Mantenha a calma

O planejamento de carreira e sucesso profissional levam anos, e podem ser muito cansativos em alguns momentos. Mas faz parte do aprendizado. Há algumas habilidades que somente são desenvolvidas com o passar do tempo, o conhecimento em gestão de conflitos nas organizações é uma parte delas. Um profissional experiente, em geral, reage de forma mais tranquila aos atritos do dia a dia, pois ele sabe que determinadas discussões não vão levá-lo a lugar nenhum. Como ele sabe? Porque já passou por isso antes. Diferentemente de um colega com menos vivência na mesma função. É natural que isso aconteça.

Maria Sartori, diretora de recrutamento da Robert Half, fala sobre o assunto no vídeo abaixo:

Sua carreira não é a dieta de segunda-feira

Procrastinar: transferir para outro dia; adiar; delongar; demorar; espaçar; protrair (Novo Aurélio - o Dicionário da Língua Portuguesa). A palavra pode até não ser usada com tanta frequência, mas seu significado reflete a atitude de grande parte das pessoas e interfere, inclusive, na carreira de cada um. Deixar para planejar quando se está infeliz no trabalho ou após uma demissão não é a forma ideal de planejar o futuro profissional. 

É como início de dieta: quem nunca deixou para a próxima segunda-feira a decisão de começar o regime? Com a carreira é a mesma coisa, mas é necessário dar o primeiro passo.

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half