Aumentar a rentabilidade é o foco dos CFOs nos próximos anos

Depois de alguns períodos buscando saída e alternativas para um cenário mais restritivo e desafiador, as empresas começam a sinalizar uma retomada em seus planos e a área de finanças ganha um papel essencial para atingir o principal foco das companhias para os próximos anos: aumentar a rentabilidade do negócio.

Baixar o Guia Salarial

A pressão para melhorar o desempenho e as margens (50%), junto com a falta de recursos (40%), está entre os principais desafios dos CFOs, o que aumenta a responsabilidade e importância dos profissionais da área.

Áreas em ascensão e o perfil desejado

Esse cenário tem feito aumentar a procura por profissionais voltados para projetos e investimentos, para as áreas de Relações com o Investidor e para Fusões e Aquisições, dada a perspectiva de retomada. No entanto, a busca não é por qualquer profissional. Resiliência, saber lidar com pressão, perfil conciliador, flexibilidade e ser multitarefas são as características mais importantes para aqueles que querem encarar o desafio de crescer nas empresas, com times cada vez menores e mais enxutos.

Para boa parte dos CFOs brasileiros (55%), ainda é muito difícil encontrar profissionais qualificados para a área e o problema está não só nas competências técnicas, mas também nas comportamentais.

Cresce a busca por profissionais de compliance

Com a entrada em vigor da Lei Anticorrupção (Lei no 12.846/2013), em 2014, e diante do maior rigor e fiscalização das empresas com relação a fraudes e corrupção, o profissional desta área nunca esteve tão em alta. As empresas, além de buscarem assessoria jurídica para este tema, estão criando o departamento internamente, com foco em profissionais com experiência na área financeira.

A busca é por pessoas que entendam as normas e procurem, com elas, melhorar as atividades e proporcionar maiores índices de eficiência e confiabilidade das informações.

Compartilhar essa página