Soft Skills necessárias para se candidatar a empregos na área de tecnologia atualmente

Por Robert Half on 4 de dezembro de 2023

Soft Skills necessárias para se candidatar a empregos na área de tecnologia atualmente

  1. Adaptando-se ao mercado
  2. Habilidades interpessoais para o futuro
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Atingir um cargo técnico está mudando. Heloise St. Pierre, Vice-Presidente Assistente de Tecnologia da Robert Half no Canadá, e Maria Sartori, Diretora Associada da Robert Half no Brasil, explicam por que as habilidades interpessoais para empregos na área de tecnologia são essenciais para auxiliar os candidatos a encontrar um novo cargo ou obter uma promoção.

Envie sua vaga

Na indústria, há uma escassez de candidatos com boas habilidades interpessoais para empregos na área de tecnologia. Todos os dias, encontramos pessoas em busca de um novo cargo ou promoção; e, todos os dias, vemos que elas têm dificuldade em convencer os empregadores de que são as pessoas certas.

Elas podem ter a melhor experiência técnica do mundo, mas se não conseguirem se comunicar bem durante uma entrevista e fornecer evidências de suas habilidades interpessoais no trabalho, está se tornando mais difícil para elas progredirem.

Mas quando estão sendo recrutadas principalmente para cargos técnicos, por que isso realmente importa? Nos últimos cinco anos, o mercado foi inundado de oportunidades, e aqueles com habilidades técnicas estiveram em alta demanda.

Mas um mercado mais restrito significa que os empregadores estão analisando seus processos de contratação e se tornando mais seletivos. Eles querem encontrar as pessoas certas para ajudá-los no próximo capítulo; estão em busca de comunicadores ágeis e flexíveis e daqueles com um senso de propriedade e responsabilidade.

Habilidades interpessoais para empregos na área de tecnologia são realmente importantes. Então, como os candidatos técnicos podem responder a esse desafio?

Adaptando-se ao mercado

Existem passos simples que os candidatos podem tomar, e nós podemos ajudá-los também. Primeiro, os convidaremos a considerar como sua personalidade e preferências comportamentais podem estar impactando sua progressão na carreira. Em seguida, consideraremos as áreas em que gostariam de melhorar. Isso muitas vezes tomará a forma de um jogo de simulação de entrevista.

Podemos explorar como eles comunicam suas habilidades e experiências e fornecem evidências de trabalho com outras pessoas. É também uma boa chance de envolvê-los no tipo de conversa que podem encontrar ao procurar um novo emprego. Também podemos analisar sua história profissional e fazer sugestões sobre melhorias e mudanças, para dar mais conforto aos futuros empregadores.

Em ambos os casos, podemos ajudá-los a identificar momentos em que se comunicaram bem, trabalharam de maneira ágil e flexível ou assumiram responsabilidades em um projeto específico, por exemplo.

Com o tipo certo de apoio de nós e abertura deles, os candidatos técnicos podem fazer mudanças pequenas, mas importantes, em suas habilidades de comunicação escrita e falada - e considerar suas habilidades interpessoais de forma mais ampla.

Leia também: Mercado de Tecnologia

Mas eles também podem se ajudar. No trabalho, eles poderiam entrar em contato regularmente com alguém com quem nunca falaram antes, por exemplo. Eles podem aproveitar a oportunidade para se apresentar e descobrir mais sobre o papel da outra pessoa. Isso os ajudará a praticar a venda de suas habilidades para os outros, em um ambiente que também promoverá a colaboração e empatia.

Eles também podem ir ao escritório para conhecer outras pessoas ou participar de um evento de trabalho pessoalmente. Eles não precisam ir de zero a cem imediatamente - um grande evento de networking pode parecer demais, muito cedo - mas com pequenos passos, podem sair de suas zonas de conforto.

Esses passos os ajudarão a desenvolver suas habilidades interpessoais para empregos na área de tecnologia e a construir um conjunto de experiências para compartilhar com futuros empregadores.

Leia também: Tecnologia e Futuro do Trabalho

Habilidades interpessoais para o futuro

No futuro, acreditamos que as habilidades interpessoais para empregos na área de tecnologia se tornarão ainda mais importantes. À medida que as empresas navegam pelos altos e baixos da economia, a capacidade de suas equipes se comunicarem, permanecerem flexíveis e assumirem responsabilidades será crucial.

Isso significa que os candidatos técnicos com habilidades bem equilibradas têm uma oportunidade única de ajudar as empresas durante esses tempos. Mas aqueles sem elas terão mais dificuldade em progredir.

Portanto, se quiserem se manter competitivos em suas carreiras e permanecerem empregáveis, os candidatos técnicos precisarão desenvolver suas habilidades interpessoais muito mais, em preparação para entrevistas e além.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

Maria Sartori é engenheira química, formada pela UNICAMP, com pós-graduação em Finanças pela mesma instituição. Iniciou sua carreira no campo de recrutamento em 2011, contribuindo para o início das operações do escritório da Robert Half em Campinas. Atualmente, atua como Diretora Associada, supervisionando Tecnologia, Engenharia, Vendas e Marketing no escritório de São Paulo.

Héloïse St Pierre faz parte da indústria de recrutamento de TI há mais de 13 anos. Nos últimos 10 anos, trabalhou na Robert Half, onde recrutou para empregos tanto em tempo integral quanto como consultora. Também supervisionou o território do leste do Canadá para o grupo de prática de tecnologia, onde ajudou muitos clientes a encontrar o talento certo para suas organizações.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

Mais em nosso Blog