Como dizer não a um pedido de indicação

Por Robert Half on 22 de novembro de 2023
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Você está em uma situação em que recebeu um pedido de indicação de um ex-colega de trabalho ou de alguém que é um amigo? Claro, se eles são trabalhadores dedicados e bons no que fazem, fique à vontade para dar uma indicação brilhante.

Mas o que você faz se, por um motivo ou outro, não pode recomendá-los?

Esta é uma situação realmente difícil e que você precisa lidar com cuidado. Para ajudar, este blog examina algumas das razões pelas quais você deve recusar um pedido de indicação e compartilha dicas sobre como dizer não de maneira educada, sem causar ofensa.

Envie sua vaga

3 motivos para recusar um pedido de indicação

Escrever uma indicação, criar uma recomendação no LinkedIn ou falar com um empregador em potencial por telefone é uma ótima maneira de ajudar alguém a garantir seu novo emprego.

Mas você não deve se sentir obrigado a fornecer uma indicação para alguém se não se sentir 100% confortável com isso. Em alguns casos, você pode simplesmente ter um pressentimento de que não deseja fornecer uma indicação.

Aqui estão três casos importantes em que você deve definitivamente pensar duas vezes antes de fornecer uma indicação:

Leia também: Amigos amigos, indicações à parte

Você não trabalhou com essa pessoa por muito tempo

Se você não sente que conhece bem a pessoa e não possui informações suficientes para comentar sobre suas habilidades, não sinta que precisa fornecer uma indicação. Você corre o risco de dar respostas vagas, o que não será benéfico para eles.

Você sabe que eles não são um candidato forte

Você teve experiências ruins com a pessoa ou sente que eles não merecem uma indicação positiva? Talvez eles estejam chegando atrasados ao trabalho e saindo cedo, não sejam verdadeiros jogadores de equipe ou tenham ética de trabalho ruim.

Claro, você poderia dar uma análise negativa, mas às vezes é melhor seguir o ditado: "Se você não tem nada de bom para dizer, é melhor não dizer nada".

Você pode gostar de: O modelo de carta de recomendação profissional ideal

As políticas de RH em sua empresa o proíbem

Algumas empresas têm regras sobre a prestação de indicações. Se você receber um pedido de indicação, certifique-se de verificar o manual do funcionário primeiro, para evitar se meter em problemas por conflitos de interesse.

Está a procura de uma oportunidade?

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!

Como dizer não sem causar ofensa

Não é sempre uma situação confortável ter que dizer não a alguém. Na verdade, é uma habilidade que muitas pessoas não têm ou evitam completamente.

Certifique-se de pensar cuidadosamente em sua resposta primeiro, para evitar causar qualquer aborrecimento ou ofensa. Se você não tem certeza de como dizer não, aqui estão algumas coisas que você poderia considerar dizer, junto com algumas dicas para tornar isso mais fácil para você:

Quando você não conhece bem a pessoa, pode ser tentador simplesmente ignorar o pedido deles. No entanto, certifique-se de responder prontamente, para que eles tenham tempo de formular outro plano. Para recusá-los educadamente, você poderia escrever: "Desculpe, não sinto que trabalhei o suficiente com você para fornecer uma recomendação precisa e completa, mas desejo a você tudo de melhor em sua busca por emprego".

Se você conhece bem a pessoa, mas sente que não pode dar uma recomendação positiva, deve explicar que não acredita ser a pessoa certa para fazê-lo. Sempre que possível, responda ao pedido por escrito. Isso lhe dará a chance de escolher suas palavras com cuidado. Seja claro e conciso, para não dar margem para que eles tentem persuadi-lo. Seja profissional também - não há necessidade de ser negativo, e este não é o momento certo para destacar todas as deficiências deles. Aqui está um exemplo do que você poderia escrever: "Não acho que sou a melhor pessoa para escrever uma recomendação para você, mas tenho certeza de que há alguém muito mais adequado para falar sobre você".

Se você não pode fornecer uma indicação devido às políticas da empresa, explique isso a eles. Eles entenderão que suas mãos estão amarradas. Se você se sentir mal por dizer não, talvez pergunte se há algo mais que você possa fazer para ajudá-los. Por exemplo, você poderia sugerir que procure oportunidades de emprego para eles, leia o currículo deles ou forneça algum conselho profissional. Aqui está uma resposta sugerida que você poderia escrever: "Desculpe, é nossa política de empresa não escrever recomendações. Espero que você entenda. Se houver algo mais que eu possa fazer para ajudar, por favor me avise".

Saber como dizer não é uma habilidade importante e vital para dominar em sua carreira. Lembre-se, você não está obrigado a fornecer uma indicação, então mantenha sua decisão, responda prontamente e sempre mantenha a profissionalismo.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

Mais em nosso Blog