A arte de se autopromover

Algumas pessoas se autopromovem com uma facilidade incrível. Já para outras é realmente difícil falar de si mesmas e de seu próprio trabalho. E é para esse segundo grupo que o autor americano Austin Kleon escreveu o livro “Show Your Work! 10 Ways to Share Your Creativity and Get Discovered”, lançado este ano e ainda sem tradução para o português.

A ideia do livro é mostrar como se autopromover no ambiente profissional sem ser um “babaca” – com o perdão do termo. Mas a proposta é essa mesma. Kleon mostra como usar as mídias sociais e sua rede de relacionamentos para mostrar seu trabalho – e é aí que ele sai da mesmice com seus conselhos.

A chave do método apresentado por Kleon é compartilhar constantemente os seus projetos – independentemente se você acha que eles ficaram perfeitos ou não. Aliás, ele até encoraja as pessoas a mostrar o processo de criação, e não esperar para compartilhar apenas quando o trabalho estiver concluído.

Em uma das páginas do livro – esta logo abaixo – Kleon deixa bem claro o que você deve exibir nas suas redes sociais se quiser divulgar o que faz para ganhar a vida. Nada de fotos fofinhas de cachorros, gatos ou selfies. O foco é compartilhar o seu trabalho.

Está na dúvida do que compartilhar? Tem medo de se tornar um “spam humano”? Kleon também tem ótimas dicas para isso. Como você vê na ilustração abaixo, ele criou um mini processo que você pode seguir antes de dar o enter.   Com suas dicas, Kleon e seu livro conseguiram marcar presença na lista dos autores mais vendidos do jornal americano New York Times, o que não é pouca coisa – vale enfatizar.

Antes de “Show Your Work!”, Kleon publicou outros dois livros: “Roube como um artista” e “Newspaper Blackout”.

Tags: Carreira

Compartilhar essa página