Aproveite o fim de ano e faça um balanço da sua carreira

No fim do ano, é comum as pessoas fazerem uma retrospectiva de tudo o que conquistaram ao longo do ano e começarem a planejar os próximos 12 meses. Pode ser interessante fazer esse exercício também com a carreira.

A verdade é que a carreira e os objetivos profissionais devem ser revistos o tempo todo, porque tendo claro onde se quer chegar, as decisões a serem tomadas ficam mais fáceis. Mas o tema pode, sim, ganhar uma atenção especial nessa época do ano.

Para fazer o seu balanço de carreira, pegue papel e caneta – bem à moda antiga - ou use o tablet ou o computador. O importante é escrever e não deixar tudo só no plano das ideias.

Primeiro pense nas conquistas profissionais que trouxeram alguma realização para você. Pode ser a participação em um projeto, uma promoção, o aumento de responsabilidades, a gestão de uma equipe, o alcance das metas...

Importante não dissociar as conquistas profissionais do lado pessoal. Porque se os pontos positivos do trabalho causaram impactos negativos na vida pessoal, talvez seja melhor refletir e repensar se trata-se mesmo de uma realização. E, por vida pessoal, entende-se a família, os amigos, a sua saúde e as coisas que você faz para si próprio.

Depois, comece a relembrar os pontos baixos do ano na sua atividade profissional. Liste tudo aquilo que não trouxe realização ou prazer.

Feito isso, veja qual lista está maior. Se é a segunda, talvez seja o caso de repensar sua carreira. Pergunte-se: “Faço mesmo o que eu gosto? Devo começar a pensar em uma mudança?” É um ótimo momento para refletir e pensar no que pode ser feito no próximo ano.

Mas se a primeira lista ganha da segunda, muito provavelmente você está no caminho correto.

Tente avaliar também aonde você quer chegar em 2016. O que busca? Uma promoção? Capacitar-se? Ganhar responsabilidades no trabalho? Liste as resoluções de ano novo e, junto com elas, trace o caminho para alcançá-las. Avalie se é necessário fazer algum curso, ampliar o networking ou mostrar mais resultados no trabalho e pense em uma estratégia para colocar esses objetivos em prática. E, não se esqueça, para saber como será o mercado de trabalho no próximo ano, baixe grátis o Guia Salarial da Robert Half.

Que venha 2016 com muita realização pessoal e profissional!

Feliz Ano Novo!
 

LEIA MAIS:
Teste Âncoras de Carreira
Perguntas para responder antes de trocar de emprego
Qual seu motivo para mudar de emprego?

Tags: Carreira

Compartilhar essa página