Agora é pra valer: como manter o pique da equipe após o Carnaval

  1. Aproximação
  2. Dê feedbacks
  3. Motive pelo exemplo
  4. Estimule a participação da equipe
  5. Conheça seu time
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por Fernando Mantovani

Após o feriado de carnaval, é importante tirar um tempo para reconhecer e celebrar o trabalho duro e os sucessos do seu time. Proporcionar um ambiente de trabalho agradável e com pessoas motivadas é o principal objetivo de qualquer gestor, já que pessoas que trabalham com mais vontade e ânimo podem ser infinitamente mais produtivas do que aquelas que apenas ‘têm um emprego remunerado’.

Que tal aproveitar o clima de festa pós-carnaval e contribuir para que a equipe não perca o pique? Seguem algumas orientações para ajudar a equipe a retomar a rotina sem perder o ritmo.​

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Aproximação

Invista um tempo para ficar mais próximo da equipe, já que um contato maior com o líder proporciona um sentimento de pertencimento, fazendo crescer a tão esperada “atitude de dono” em todo o time. Para se aproximar de sua equipe no trabalho, é importante construir confiança e criar um ambiente colaborativo.

Para fazer isso, você deve se concentrar em desenvolver relacionamentos, incentivar a comunicação aberta e promover a colaboração. Encoraje os membros da equipe a compartilhar suas ideias e opiniões e crie um espaço seguro para eles fazerem isso.

Além disso, forneça oportunidades para os membros da equipe trabalharem juntos para resolver problemas e concluir tarefas. Por fim, reserve um tempo para reconhecer e celebrar as realizações da equipe.

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Dê feedbacks

Mesmo que não seja a época oficial dos retornos, tenha sempre um tempo para dar um feedback com seus colaboradores. Elogiar bons resultados é tão importante quanto corrigir algum erro. A prática é uma maneira importante no gerenciamento de um time de sucesso. É fundamental ser claro, conciso e dar feedback construtivo para os colaboradores.

Além disso, é importante focar no comportamento e não na pessoa, e fornecer exemplos específicos do que foi bem executado e o que precisa ser melhorado. Por fim, certifique-se de ouvir o feedback recebido e respondê-lo de maneira apropriada.

Motive pelo exemplo

O comportamento do gestor é muito mais forte do que suas palavras. Quando os líderes se mostram motivados, tendem a inspirar suas equipes a agirem da mesma maneira. ​

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Estimule a participação da equipe

Muito mais do que uma remuneração atraente ou benefícios, todas as pessoas têm uma necessidade de fazer parte de algo maior e saber que sua participação na empresa faz a diferença. Estimular a participação do time é essencial para o sucesso de qualquer organização. Confira algumas dicas sobre como fazer isso:

• Encorajar a comunicação aberta e a escuta ativa – Faça perguntas abertas e incentive os membros da equipe a compartilhar suas ideias e opiniões.

• Crie um ambiente positivo – reconheça e recompense membros do time por seus esforços e contribuições e assegura com que os colaboradores se sintam respeitados e ouvidos.

• Envolva os membros da equipe na tomada de decisões - Convide os membros da equipe a contribuir com os processos de tomada de decisão e certifique-se de que suas contribuições sejam levadas a sério.

• Promova a colaboração - Incentive o trabalho em equipe, oferecendo incentivos para trabalhar em conjunto e crie oportunidades para que os membros da equipe aprendam uns com os outros.

• Estabeleça metas e objetivos claros para os quais todos possam trabalhar e acompanhe o progresso em direção a essas metas.

• Comemore os sucessos - Não se esqueça de reservar um tempo para reconhecer e celebrar as realizações da equipe.

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Conheça seu time

Mesmo que em níveis diferentes, todas as pessoas têm uma necessidade e uma maneira de sentir-se motivada. Reserve um tempo para conhecer quem trabalha com você.

Lembre-se: motivar é investir em pessoas e esse investimento gera comprometimento, aumenta a produtividade, reduz custos operacionais e aumenta a qualidade da organização. Pessoas felizes trabalham melhor e dão mais resultados.

*Fernando Mantovani é diretor-geral da Robert Half para a América do Sul e autor do livro Para quem está na chuva… e não quer se molhar

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