Agora é pra valer: como manter o pique da equipe após o Carnaval

Fernando Mantovani

Proporcionar um ambiente de trabalho agradável e com pessoas motivadas é o principal objetivo de qualquer gestor, já que pessoas que trabalham com mais vontade e ânimo podem ser infinitamente mais produtivas do que aquelas que apenas ‘têm um emprego remunerado’. Que tal aproveitar o clima de festa pós-carnaval e contribuir para que a equipe não perca o pique?

Seguem algumas orientações para ajudar a equipe a retomar a rotina sem perder o ritmo:

- Aproximação: Invista um tempo para ficar mais próximo da equipe, já que um contato maior com o líder proporciona um sentimento de pertencimento, fazendo crescer a tão esperada “atitude de dono” em todo o time.

- Dê feedbacks: Mesmo que não seja a época oficial dos retornos, tenha sempre um tempo para dar um feedback com seus colaboradores. Elogiar bons resultados é tão importante quanto corrigir algum erro.

- Motive pelo exemplo: O comportamento do gestor é muito mais forte do que suas palavras. Quando os líderes se mostram motivados, tendem a inspirar suas equipes a agirem da mesma maneira. 

- Estimule a participação da equipe: Muito mais do que uma remuneração atraente ou benefícios, todas as pessoas têm uma necessidade de fazer parte de algo maior e saber que sua participação na empresa faz a diferença.

- Conheça seu time: Mesmo que em níveis diferentes, todas as pessoas têm uma necessidade e uma maneira de sentir-se motivada. Reserve um tempo para conhecer quem trabalha com você.

Lembre-se: motivar é investir em pessoas e esse investimento gera comprometimento, aumenta a produtividade, reduz custos operacionais e aumenta a qualidade da organização. Pessoas felizes trabalham melhor e dão mais resultados.

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

Compartilhar essa página