Mudança de carreira, vença seus medos e alcance seus objetivos

A insegurança na mudança de emprego

*Por Fernando Mantovani

Todos temos sonhos ou simples vontades que muitas vezes não realizamos por medo. Medo da rejeição, da crítica, do insucesso...e acabamos parados, apenas pensando como seria se tivéssemos coragem de torná-los realidade. Algumas pessoas recebem propostas de emprego mesmo quando já estão empregadas, o que gera a necessidade de uma decisão. Nesse momento, não seja tomado pelo medo.

Planejamento de carreira

Não é uma regra infalível, mas uma maneira de lidar com essa insegurança na carreira é fazer um bom planejamento para atingir o seu objetivo. Considerar os possíveis cenários, como eles irão te impactar, positiva e negativamente, e entender que em determinado momento você terá que abrir mão de algumas coisas. A partir daí, basta se preparar para enfrentar os desafios da nova jornada em uma mudança de emprego, por exemplo.

Movimentos de ruptura bem estruturados são muito positivos tanto para vida pessoal quando profissional. Neles, você tem a oportunidade de mudar de perspectiva, aprimorar o olhar, adquirir novas experiências, conhecer pessoas e outras culturas.

Mudança de carreira

Se há muito tempo você pensa na mudança de carreira, o momento é agora, sim.

Estude a indústria de interesse, fale com profissionais da área, procure uma consultoria especializada, tente ver como sua atual experiência pode contribuir para a futura posição, e vá em frente.

Você também pode gostar de: Quando e por que mudar de área?

Agora, se seu desejo é aprender uma nova língua (ou a dançar), praticar um esporte diferente ou viajar sozinho pela primeira vez, o que está esperando para começar?

Fernando Mantovani é diretor de operações da Robert Half Brasil.

Tags: Carreira

Compartilhar essa página