Por Adriana Fonseca

Comunicação eficiente é importante em qualquer cargo e em todo tipo de empresa. É absolutamente vital para o sucesso. Simplesmente porque uma boa comunicação gera clareza, melhora a produtividade, impulsiona o trabalho em equipe e inspira. A má comunicação, por outro lado, resulta no oposto.

Pode-se dizer, inclusive, que uma qualidade que diferencia líderes extraordinários de líderes medíocres é a comunicação.

Um artigo na revista americana Inc. mostra oito formas que os líderes excepcionais se comunicam.

1. Eles ouvem mais do que falam

Grandes chefes aprendem cedo que há uma razão muito boa para termos dois ouvidos e somente uma boca, e já foi provado que ser um bom ouvinte é uma das principais características dos líderes bem-sucedidos. É por isso que ótimos chefes praticam a escuta ativa. Eles fazem um esforço sincero para entender o que seus funcionários dizem e mostram que estão prestando atenção.

2. São transparentes

Chefes memoráveis são eles mesmos o tempo todo – não somente nas reuniões e nas avaliações formais. Eles não mascaram seus erros, fazem falsas promessas ou agem de forma secreta. Ao contrário: compartilham informação e conhecimento generosamente. Ao ser franco com a equipe, esse tipo de chefe assegura que todos se sintam valorizados.

3. Eles escolhem você (de uma boa maneira)

Você já assistiu a uma apresentação e teve a sensação de que o palestrante falou com você diretamente? Essa é uma grande habilidade que os melhores chefes dominam. É claro que você não terá agenda para um encontro individual com toda a companhia, mas ter pontos de contato (mesmo que eles sejam casuais) ao longo do caminho pode fazer toda a diferença.

4. Eles têm tempo para agradecer

Uma pesquisa feita em Harvard mostrou que a quantidade de agradecimentos dada a uma equipe é diretamente proporcional à quantidade de sucesso desses funcionários. Até mesmo times de baixo desempenho viram melhoria graças ao encorajamento. Mesmo quando estiver pressionado pelo tempo, saiba que um pouco de agradecimento leva longe.

5. Eles são construtivos

Quando as pessoas precisam de um empurrão, ótimos chefes dão, sim, feedback negativo, mas de uma forma mais eficiente que a maioria. Ao invés de falar com raiva, eles dão feedback de uma maneira calma. Por isso, da próxima vez que precisar chamar a atenção de um funcionário, faça uma pausa antes e reflita se há realmente uma forma de melhorar o que ele fez. Caso não haja, você estará apenas descontando sua raiva.

6. Eles recebem bem (e até encorajam) o feedback

Grandes líderes não têm medo de admitir que erraram, por isso também recebem bem feedback.

7. Deixam a porta aberta

A política de portas abertas funciona. É preciso criar um ambiente que permita a qualquer um da equipe se sentir confortável em discutir questões no escritório. Seja sobre um erro, uma ideia inovadora ou uma decisão de carreira, é preciso que os funcionários tenham a confiança de que não estão interrompendo.

8. Eles explicam o porquê

Grandes líderes sabem que grandes funcionários são motivados por coisas que vão além do salário, e eles são capazes de conectar o trabalho árduo do dia a dia às paixões das pessoas. Quando eles pedem à equipe para fazer algo ou tentam melhorar o humor de um colega durante uma atividade difícil, eles contam o porquê – e você também deveria.

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups. Já publicou nos jornais Valor Econômico e Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.