6 Regras de etiqueta para usar o LinkedIn

Sejamos realistas, as redes sociais têm transformado a maneira de fazer negócios e de se conectar com outras pessoas. Seja você um usuário novo ou regular no LinkedIn, é importante que respeite algumas regras, como se estivesse estabelecendo um contato pessoal, cara a cara.

Confira algumas orientações para ajudá-lo a causar uma impressão positiva na rede profissional:

1. Priorize a qualidade sobre a quantidade

É falsa a ilusão de que quanto mais contatos você tiver, melhor será o seu perfil. Não convide pessoas com os quais você não tenha nada em comum, apenas para tornar a sua rede maior. E também não se ofenda se alguém negar ou ignorar seu pedido de conexão. Suas conexões serão mais fortes, quanto mais relevante você for para sua rede.

2. Pense duas vezes antes de dizer sim

Quando um dos seus contatos pedir para ser apresentado a outra pessoa da sua rede, não o faça de imediato. Entenda quais as intenções nessa ação, se há afinidade entre ambos, para depois agir. Você pode achar essa atitude meio rude, porém o que está em jogo é a sua reputação.

3. Recomendações individuais

Pedidos genéricos de recomendações podem cair no vazio. Para receber boas recomendações, seja direto e específico. Identifique afinidades para cada solicitação, como por exemplo, período em que trabalharam juntos, projetos feitos em parceria, etc.

Felizmente, endossar habilidades é mais fácil do que escrever recomendações. Basta um clique! Mas evite endossar as pessoas simplesmente por esperar que endossem de volta. Peça - e retribua - apenas se você realmente perceber que há mérito. Lembre-se: ser endossado traz credibilidade ao seu perfil, mas isso não é um concurso de popularidade.

4. Faça conexões claras

Frequentemente, as pessoas se conectam sem pensar. Quando se pretende fazer um novo contato, é de bom tom lembrar à pessoa de onde vocês se conhecem, principalmente se faz muito tempo que não se falam ou caso tenham se conhecido recentemente em algum evento de negócios.

5. Gere grande impacto com pequenos gestos

Preste atenção ao que as pessoas estão discutindo on-line ou em que projetos estão trabalhando. Você pode oferecer sugestões, enviar artigos úteis, compartilhar vagas de emprego ou apenas deixar um comentário construtivo. Além disso, você pode compartilhar ideias e oferecer orientações a partir da sua própria experiência. Com essas pequenas atitudes, você gera profundo impacto sobre as pessoas e fortalece os laços profissionais.

6. Responda rapidamente

A paciência é uma virtude, mas nem todo mundo possui. Procure responder às suas solicitações o mais rápido que puder, se possível em 24h.

Para mais orientações sobre etiqueta nas redes sociais, faça o download gratuito do guia Business Etiquette: The New Rules in a Digital Age.

Este artigo foi traduzido e adaptado do original 6 businees etiquette tips when using LinkedIn

Tags: Carreira, Emprego

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