Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Não há dúvida de que, para muitos, o processo de procurar emprego e ser entrevistado seja estressante. Porém, muitos candidatos a uma vaga de trabalho consideram a etapa que vem a seguir — a negociação salarial — a parte mais complicada.

Porém, negociar o salário não tem de ser tão assustador. Se você se preparar bem, pode calmamente apresentar seus argumentos para justificar o salário desejado e ter sucesso na conversa. Veja a seguir o que é uma boa negociação salarial, qual a sua importância, quais são os seus benefícios e quais são os nossos conselhos para uma negociação de sucesso. Boa leitura!

Guia Salarial da Robert Half

Leia a nova edição do Guia Salarial da Robert Half e entenda as principais tendências do mercado de trabalho. Clique no link abaixo para baixar a nova edição do guia que é referência principal sobre salários para profissionais qualificados no país. 

guia salarial brasil

O que é uma negociação salarial?

Uma pesquisa realizada pela Salary revelou que apenas 37% das pessoas sempre negociam os seus salários, enquanto 18% dos profissionais nunca o fazem. Além disso, 44% dos entrevistados afirmam nunca terem tocado no assunto, mesmo durante as avaliações de desempenho. Esses são números que merecem a nossa atenção, pois eles demonstram como a negociação salarial ainda é um tabu para muitos funcionários.

A negociação salarial é um momento de diálogo entre o gestor e o colaborador. De acordo com a situação da empresa e do mercado, ela pode ser aceita ou negada, mas o importante é que você faça as suas próprias análises, veja se é conveniente estabelecer esse diálogo e, se o cenário for positivo, não há nada que impeça um possível acordo.

Você também pode gostar de: Qual salário devo ter no meu novo emprego

Qual a importância da negociação salarial?

Quando sabemos negociar e agir de forma justa, podemos conseguir nossa tão almejada melhora na condição de trabalho e obter um salário maior do que o originalmente oferecido. Como trabalhadores, nós reconhecemos a importância de ter um equilíbrio financeiro que nos traga engajamento e motivação para a realização de nossas funções. 

A negociação salarial é valiosa para que nós continuemos a valorizar o nosso trabalho, sentindo que a empresa também nos valoriza. É assim que a sensação de reconhecimento aparece em nossa vida profissional e isso é bom para o empregador e para o funcionário.

Discutir o salário, portanto, é um direito do trabalhador, então, se você sentir que o ambiente está favorável para essa conversa, inicie uma negociação e os recrutadores lidarão com essa situação de uma maneira bem tranquila. 

Como conquistar um bom salário?

Para conquistar um bom salário é preciso que o funcionário tome parte do assunto e inicie a observar o crescimento da empresa, a situação do mercado, o fluxo de trabalho, entre outros aspectos importantes. Veja os pontos mais significativos para conquistar um bom salário!

Leia também: Reconhecimento vai além de salário

1. Prepare-se antes de falar em negociação

Faz parte de sua preparação para a entrevista de emprego, a investigação dos salários praticados no mercado para a posição almejada. Utilize-se de ferramentas como a Guia Salarial da Robert Half.

Também pesquise empresa para qual está se candidatando e ajuste o valor desejado com base no tamanho da organização, longevidade e setor de atuação. Por exemplo, o trabalho em uma pequena empresa startup nacional pode não oferecer o mesmo salário-base para uma posição semelhante em uma grande empresa bem estabelecida.

Essa pesquisa de mercado o ajudará a pensar melhor sobre o diálogo que terá com os recrutadores e perceber se seria melhor continuar a procura por outras oportunidades ou se vale a pena tentar o emprego para garantir a experiência.

2. Entenda seu valor para a companhia

Antes de se encontrar com o recrutador, analise as suas competências e como você pode fortalecer o crescimento da companhia:

  • você traz consigo um conhecimento único ou experiência com qualidades as quais não se encontram facilmente em outros profissionais?
  • A empresa está oferecendo um cargo novo ou um já existente?
  • Você tem as qualificações que pede a vaga?
  • Há outros participantes sendo entrevistados para a função?

As organizações querem saber se haverá um retorno sobre o investimento (ROI). Então, se você pode provar que vai trazer esse retorno, manter ou elevar a qualidade e aumentar o patamar, terá mais possibilidade de negociar um salário próximo do que pretende.

3. Analise o momento da empresa

Evite tomar a iniciativa de falar sobre o tema. Em geral, os recrutadores preferem fazer isso depois do primeiro contato como candidato. Controle a ansiedade e prepare-se para quando o momento da conversa chegar.

Além disso, se souber que a organização pode estar passando por alguma crise financeira é muito importante aguardar. O mesmo vale para a situação do país. Solicitar um salário maior em um momento de baixa, pode demonstrar que você não está pensando no coletivo.​

Está a procura de uma oportunidade?​ ​

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!​ ​

4. Analise o seu momento

Se você estiver indo para o seu primeiro emprego ou caso esteja há muito tempo desempregado, a negociação salarial pode vir da empresa. Afinal, neste momento você precisa demonstrar suas capacidades e conquistar a confiança da organização. 

No entanto, se você já tem um emprego e, mesmo assim, recebe a proposta de outra empresa, este pode ser o melhor momento para conversar sobre uma melhora na condição salarial.

Isso porque a troca de emprego envolve também um movimento difícil para o trabalhador que transformará toda a sua rotina e iniciará uma nova função. Para uma mudança como essa é importante estar amparado com, pelo menos, um acréscimo de 20% no salário.

5. Certifique-se que você está pronto

Antes de pedir o aumento, é importante fazer uma autoanálise. Assim, você poderá analisar o próprio percurso e selecionar os melhores argumentos para justificar o aumento. Veja quais perguntas responder.

  • você já está estável na empresa há alguns anos? 
  • está começando agora, mas sente que precisa ser mais valorizado no cargo que ocupará, pois a responsabilidade será maior? 
  • se está na empresa há mais de um ano, está assumindo responsabilidades a mais do que foi proposto?
  • está entregando resultados que vão além das expectativas?

Se a resposta para a maioria das questões for sim, vá em frente, analise o mercado, o crescimento da empresa e siga para a próxima fase: preparar a argumentação. 

6. Organize seus argumentos e meça suas ações

Fundamente suas argumentações salariais em razões que façam sentido para a empresa e nas quais ela enxergue valor agregado. Não utilize justificativas pessoais, por exemplo, dívida de cartão de crédito, um alto financiamento ou educação dos filhos, para defender o seu ponto de vista. 

Além disso, não exagere no percentual de aumento desejado em relação à última remuneração. Um percentual de ajuste em torno de 10% e 15% em um cenário de economia desacelerada é o adequado. E se mantenha flexível para uma eventual negociação. Se for preciso, busque informações sobre o novo guia salarial de 2023 e veja as mudanças importantes no novo perfil do mercado.

Para auxiliar na memorização, não deixe de escrever em um papel o valor que você pode entregar para a empresa, descrevendo quais são as suas principais habilidades, quais são suas competências, quais são as suas áreas de conhecimento. Escreva o quanto você pode fazer a diferença nesse momento. Assim, você terá uma argumentação mais sólida e organizada a apresentar para o recrutador.

7. Fale com o recrutador ou com gestor

Aqui existem duas possibilidades: se você está sendo contratado é importante buscar dialogar com o recrutador, pois ele é o especialista que está por dentro do mercado de trabalho e sabe o valor de um profissional. Nesse contexto, é relevante expor a importância do cargo que você ocupará e quais as responsabilidades que essa atribuição pede.

Por outro lado, se você já estiver na empresa há algum tempo, é possível ter um diálogo aberto com o gestor. Muitos profissionais ficam tensos nesse momento, mas se você tem uma boa relação com a organização e os gestores são acessíveis, é possível apresentar-se para um diálogo construtivo, demonstrando que você está aberto a negociações que sejam favoráveis para todos.

8. Prepare um resumo para ser apresentado

Provavelmente, o recrutador ou o gestor não darão uma resposta no mesmo dia. É preciso tempo para analisar números e ver quais são as possibilidades de uma negociação. Então, para que seus pontos sejam analisados com calma, apresente para ele o resumo das suas argumentações e das suas motivações. 

Dessa maneira, o gestor poderá analisar, por exemplo, se no momento cabe realmente um aumento salarial ou apresentar uma proposta de benefícios. Outro ponto importante, é que você ao propor um aumento, traga um número bem específico e baseado em cada argumento trazido. Isso demonstrará que você fez uma pesquisa extensa sobre o seu real valor no mercado.

9. Considere todas as possibilidades

Avalie e perceba que o pacote de remuneração pode ter possibilidades mais amplas do que você imagina e não ser somente embasado no salário mensal. Mesmo que o valor mês a mês não seja o esperado, podem haver outros benefícios não-financeiros que compensem ou que sejam mais relevantes para você. Por exemplo, plano de saúde de alto padrão, subsídio para estudos, horário flexível, vale-transporte, auxílio-alimentação, entre outros.

É importante lembrar que esses benefícios servem para investir no seu bem-estar e se a empresa se preocupa com isso, é porque você é um colaborador importante também. Sendo assim, ouça a proposta e analise-a. Um plano de saúde, por exemplo, pode ser estendido para sua família também, algo que vai de você para a sua família.

10. Seja flexível

Esta é uma cautela importante de se ter durante a negociação: ser flexível. Sendo assim, vá com uma proposta, mas escute também o outro lado e veja qual é o novo valor proposto e também quais são os benefícios ofertados.

Uma negociação sinaliza a forma como você profissional gostaria de ser valorizado, e uma conversa já é o primeiro passo para estabelecer esse diálogo com a empresa. Às vezes, atualmente, o seu salário não chegará até onde você desejaria, mas essa já é uma sinalização para a companhia de que há uma insatisfação e que se não for cuidada, provavelmente, pode gerar uma troca de emprego no futuro, caso o funcionário receba uma proposta melhor.

11. Formalize a negociação por escrito

Se você e o recrutador fecharam uma proposta interessante para ambos os lados, solicite uma formalização por escrito, juntamente com uma breve descrição do trabalho e uma lista de responsabilidades para o seu novo papel. Certifique-se de que o documento está assinado por você por todas as partes envolvidas.

Essa é uma maneira de garantir que o acordo será cumprido e que você terá os seus benefícios ou o seu aumento como proposto e dialogado por ambas as partes.

12. Saiba quando parar

Caso você note que o empregador não está disponível para negociações, é importante estabelecer um limite e, se a proposta for adequada para você, aceite o emprego e exerça sua função da melhor maneira possível.

Porém, se você não estiver disposto a trabalhar com o acordo apresentado pela empresa, é possível recusar a oferta de trabalho sendo agradável e grato pelo contato. Nesse momento, é importante ter uma postura educada, pois nunca sabemos o que vamos precisar no futuro.

Mesmo em cenários incertos, há setores que estão melhores que outros, o que influenciará diretamente no sucesso da sua negociação. Acreditamos que com essas orientações você pode conseguir o salário desejado ou, pelo menos, chegar o mais perto possível dele.

Quais os benefícios de obter uma boa negociação salarial?

Depois de passarmos por todo o processo de negociação salarial, caso tenha dado certo, podemos sentir o alívio da nossa conquista, algo favorável para nós, que demonstraremos uma confiança extra com a empresa e também para o empregador que terá um funcionário motivado.

Se você conseguiu obter um reajuste de salário, possivelmente, estará percebendo que a empresa o valoriza e, por isso, não deixará o seu ambiente de trabalho por outra proposta de emprego. Já, se recebeu novos auxílios e benefícios, pode notar que o empregador tem boa vontade em mantê-lo bem e com qualidade de vida, tanto dentro, quanto fora do ambiente de trabalho.

A negociação salarial não precisa ser tão difícil para o trabalhador. É um momento de troca, de conversa e você como tem algo a oferecer para empresa, também quer escutar o outro lado e conhecer o que a empresa tem para te oferecer. Sendo assim, siga nossas dicas, analise o cenário e, estando todos os fatores positivos, pode partir para o diálogo!

Gostou do nosso conteúdo? Então deixe o seu comentário e compartilhe conosco e com os demais leitores a sua experiência!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.