Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Uma das metas mais marcantes nos profissionais é a de crescer profissionalmente. Visto isso, para obter esse crescimento é necessário ter um desempenho de alto reconhecimento para ser promovido, subir de cargo, mudar de emprego ou até mesmo ser remunerado melhor.

Ter um bom desenvolvimento profissional é imprescindível para chamar a atenção dentro do mercado de trabalho. As empresas costumam avaliar o seu desempenho anterior, suas habilidades adquiridas e também aquelas que já são suas.

Para incentivar essa atitude dos colaboradores de querer crescer dentro da empresa, o setor de gestão aplica um plano de carreira para cada funcionário.

O plano de carreira, por sua vez, é o responsável por manter os colaboradores informados sobre os níveis hierárquicos existentes dentro da corporação e o que é preciso fazer para conseguir cada um deles.

Você quer ser promovido dentro da empresa que trabalha? Deseja desempenhar novas habilidades e experienciar novos cargos? Separamos as melhores dicas para te colocar no caminho certo para começar essa jornada. Veja só!

Envie sua vaga

1. Defina suas metas

O primeiro passo para conseguir ser promovido no trabalho é definir as suas metas. Para defini-las, auto reflita com os seguintes questionamentos:

  • O que eu quero fazer?
  • O que eu posso fazer para chegar até onde eu quero?
  • Por quê eu quero isso?

Com essas breves perguntas você conseguirá entender qual o seu propósito e também o seu objetivo profissional. É essencial para o processo de ser promovido que o indivíduo tenha muito autoconhecimento e inteligência emocional para saber exatamente aquilo que deseja e que será bom para si mesmo.

Identificando os seus desejos e analisando as suas rotas o caminho ficará seguro para ser trilhado com sucesso!

Leia tambem: Segunda entrevista de emprego - como se preparar?

2. Invista nas soft skills

O segundo passo para ser promovido é investir nas soft skills.

As soft skills são habilidades interpessoais que dizem respeito ao nosso comportamento com o outro e como nos relacionamos socialmente e profissionalmente.

Consideramos como soft skills as habilidades de: pensar criticamente, se autoconhecer, ter empatia, assertividade e também possuir uma comunicação efetiva.

A maioria das empresas prezam muito pelo comportamental. Isso porque, é mais fácil ensinar uma habilidade técnica à pessoa do que como ela deve se portar. Sabendo que isso é muito valorizado, procure desenvolver as suas e mostrá-las ao seu redor!​

Está a procura de uma oportunidade?​ ​

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!​ ​

3. Seja proativo

Dentro das importantes soft skills, a mais importante delas para pedir uma promoção e conseguir subir de cargo é a proatividade.

Perfis que possuem habilidades de liderança e se disponibilizam para resolver os problemas da corporação trazendo soluções objetivas são mais propensos a serem vistos por seus superiores e são consequentemente promovidos.

Todo líder em seu dia a dia observa como a sua equipe está se desenvolvendo. E para se destacar dentro da sua equipe, se mostrar proativo é essencial.

Seja solícito, ajude quem necessita de ajuda e estabeleça relações amigáveis com os seus colegas de trabalho.

4. Externalize a sua criatividade

O quinto passo para conseguir ser promovido é a criatividade. Propor novas ideias e melhorias para a empresa em que você trabalha é muito importante, principalmente porque o maior pilar do mercado de trabalho hoje em dia é a inovação.

A criatividade é a porta de entrada para você se mostrar eficiente e de grande valor para a corporação. Mentes brilhantes se tornam indispensáveis, e para você se tornar indispensável precisa mostrar o seu valor.

Visto isso, você pode externalizar a sua criatividade das seguintes formas:

  • Propondo melhorias;
  • Analisando a situação da empresa estrategicamente;
  • Se posicionando quando é necessário;
  • Inovando processos que já são realizados.

Confira também: 11 perguntas que todo headhunter faz

5. Se alinhe com a cultura organizacional da empresa

O sexto passo que pode ajudar muito na promoção dentro das empresas é estar alinhado com a sua cultura organizacional.

A cultura organizacional da empresa é a dinâmica das relações complementadas com os valores que a organização preza por ter. Por exemplo, na Voitto, a cultura organizacional é definida pelo senso de reciprocidade e liberdade para inovar!

Isso significa que para alguém fazer parte da equipe e também crescer para cargos melhores precisa estar alinhado com esses valores e possuí-los também em sua vida profissional.

Por exemplo, como uma pessoa acomodada e que não se posiciona poderia inovar?

Estudar a história da empresa em que você trabalha e entender quais são os valores prezados por ela te ajudará a se alinhar com o que a liderança espera de um colaborador que quer crescer na empresa.

6. Tente processos seletivos internos

O sexto e último passo para conseguir ser promovido é ser persistente. Isso mesmo! Tente os processos seletivos internos da sua empresa e mesmo que não tenha ainda todas as capacidades adquiridas, tentar já te fará ser olhado com outros olhos pela equipe do RH!

Esforço e persistência são as palavras-chave para um bom desempenho e o alavancamento do seu plano de carreira.

Interessante essas dicas, não é mesmo? Com elas você poderá se colocar a um passo à frente na sua jornada!

Esse conteúdo foi produzido pelo Grupo Voitto, uma escola de negócios que se compromete em trazer o melhor do conteúdo educacional e profissional para você!