6 carreiras promissoras até 2020

Quais serão as profissões do futuro e onde estarão as oportunidades de negócios até 2020? Com esse questionamento, a equipe do Profuturo, um programa da Fundação Instituto de Administração (FIA) com mais de 25 anos de atuação e especializado em previsões de mercado, deu início a um estudo que levantou as seis carreiras mais promissoras até o fim da década – algumas delas com nomes que ainda não estamos familiarizados.

O resultado final do levantamento indica que, no futuro próximo, a inovação continuará tendo grande importância, já que será um fator cada vez mais crítico para a competitividade das empresas. Também terão forte relevância nos próximos anos dois aspectos que hoje já estão em evidência: a busca por qualidade de vida e a preocupação com o meio ambiente.

Os pesquisadores do Profuturo também chegaram à conclusão que as áreas de biotecnologia, nanotecnologia, saúde e medicina serão especialmente promissoras e que o desenvolvimento tecnológico exigirá cada vez mais profissionais capacitados para transformar as novidades tecnológicas em negócios e aplicações rentáveis.

Diante disso, conheça as carreiras do futuro:

1. Gerente de Eco-Relações 
Profissional que irá se comunicar e trabalhar com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.

2. Chief Innovation Officer (chefe ou diretor de inovação)
Interagirá com os funcionários em diferentes áreas da organização para pesquisar, projetar e aplicar inovações.

3. Gerente de Marketing E-Commerce 
Gerencia o desenvolvimento e a implementação de estratégias de web sites para vender produtos e serviços.

4. Conselheiros de Aposentadoria
Profissionais responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria.

5. Coordenador de Desenvolvimento da Força de Trabalho e Educação Continuada
Responsável por gerenciar programas para ajudar funcionários qualificados a atingirem níveis avançados em suas áreas de especialização.

6. Bioinformationists
Cientistas que trabalharão com informação genética, servindo como uma ponte para cientistas que trabalham com o desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas.

Compartilhar essa página