6 aplicativos que ajudam a equilibrar vida pessoal e trabalho

Por Adriana Fonseca*

Por mais apaixonado que um profissional seja pelo próprio trabalho, é preciso saber equilibrar as diferentes áreas da vida para manter-se feliz, saudável e produtivo. Focar somente no trabalho por longos períodos pode levar ao estresse e acabar com a paixão pela profissão e a carreira.

Para ajudar as pessoas a conseguirem esse equilíbrio, Kelli Orrela, da Skillcrush, uma plataforma de treinamento em competências digitais, listou seis aplicativos muito úteis. Dá uma olhada.

1. TimeTune (Android) e ATracker (iOS)

Esses aplicativos rastreiam a rotina do usuário e fornecem dados sobre ela, para que seja possível analisar como você realmente gasta as horas do seu dia. Com isso em mãos é possível chegar a uma relação mais realista entre tempo dedicado ao trabalho e ao lazer.

2. BreakFree

Permite controlar sua vida digital entendendo o tanto que você está preso ao seu smartphone. A ferramenta monitora quais aplicativos você usa e por quanto tempo fica conectado a cada um. Depois, alerta se você passa muito tempo em algum deles. Assim, se você prometeu à sua família não ler e-mails durante o fim de semana, você pode olhar seu histórico no BreakFree e checar se está cumprindo a sua palavra.

3. Pacifica

A proposta desse aplicativo é acalmar a mente para que você possa dar o seu melhor em casa e no trabalho. Para isso, a ferramenta tem um jeito de monitorar o humor e de rastrear momentos de relaxamento e bem-estar, além de oferecer técnicas de meditação. A ideia é que, com esses dados, o usuário consiga gerenciar o estresse e aprenda a lidar com situações agitadas, que atrapalham tanto no escritório quanto em casa.

4. Connect

O app coloca você em contato com a lista de contatos do seu celular, do seu e-mail e das suas contas nas redes sociais. Ainda mostra sempre que um amigo está por perto e ajuda a fazer, rapidamente, planos para a noite. Tudo para impulsionar o usuário a manter conexões ativas com amigos e familiares.

5. Cozi

O aplicativo reúne todas as informações e compromissos pessoais em um só lugar, para que você consiga se concentrar no trabalho – sem esquecer que precisa, por exemplo, buscar um parente no aeroporto. A ferramenta inclui lista de afazeres, de compras, diário e até um gerenciador de receitas. Cada membro da família pode ter acesso ao app.

6. Weekly Planner (Android) e Week Plan (iOS)

São aplicativos que forçam você a planejar a semana, para garantir que você separe tempo para o que realmente importa.

Adriana Fonseca é jornalista, tem mais de dez anos de experiência na cobertura de carreiras e empreendedorismo e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Hoje, escreve e edita seus textos em um aconchegante home office.

Compartilhar essa página