5 hábitos que ajudam a ser mais produtivo pela manhã

Os rituais que adotamos pela manhã costumam ter forte influência em como será o restante do nosso dia. Com o tempo apertado para fazer tudo, a correria matutina acaba interferindo negativamente em nosso estado de ânimo e em nossa produtividade. Quem já não passou por isso? O dia começa “torto” e segue assim até voltarmos em casa novamente.

Pois saiba que é possível mudar essa situação e ser mais produtivo logo cedo mesmo que você não seja uma pessoa matutina. Sim, porque isso de ser uma pessoa matutina ou noturna existe. É uma característica ligada ao nosso relógio biológico. Mas a boa notícia é que qualquer um pode ter manhãs mais agradáveis, basta incluir alguns hábitos na rotina. “Ao longo da vida, o tipo de temperamento vai sendo reforçado pelos hábitos”, explica Marcus Ronsoni, formado pela Sociedade Brasileira de Coaching e fundador da SBDC (Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental). “O mais comum é que uma pessoa com um temperamento diurno adote hábitos que facilitem e reforcem o seu nível de energia pela manhã e as pessoas com temperamento noturno adotem hábitos mais noturnos. E é alterando esses hábitos onde residem as grandes oportunidades de ganhos de produtividade matutina”, afirma.

E como é importante ser produtivo logo cedo. Digo isso por experiência própria. Sempre fui mais noturna, mas há algum tempo passei a acordar mais cedo e é incrível como o trabalho flui bem pela manhã. Parece que encontrei um pico de produtividade ao acordar, que me ajuda a fazer as tarefas mais complexas, que exigem maior raciocínio, de forma rápida e eficaz. Se você tem vontade – ou necessidade – de ser mais produtivo pela manhã, a boa notícia é que em duas ou três semanas os novos hábitos já estarão incorporados e você poderá colher os frutos disso. Quem garante é Ronsoni, que possui em seu currículo mais de mil horas de atendimento em sessões de coaching. Veja as cinco dicas do especialista para ajustar o seu relógio biológico.

1. Comece a dormir pelo menos uma hora mais cedo. Isso fará com que você acorde mais disposto. Muitas pessoas possuem baixo nível de energia pela manhã porque dormem muito tarde.

2. Garanta que o seu quarto esteja escuro o suficiente. A ausência de luz favorece a liberação de melatonina, que é um dos principais hormônios responsáveis pela indução do sono.

3. Desligue a televisão, o celular e o computador. Pessoas com hábitos noturnos costumam ficar até altas horas envolvidas em atividades que dificultam o sono.

4. Faça refeições leves à noite. Alimentos de difícil digestão prejudicam a qualidade do sono.

5. Evite também bebidas alcoólicas em excesso. Embora, aparentemente, o álcool facilite a indução do sono, ele prejudica sua qualidade.

Agora, se o seu relógio biológico já está ajustado e você já tem disposição matutina mas quer melhorar ainda mais a sua produtividade pela manhã, Ronsoni tem algumas dicas úteis.

- Organize o seu dia de trabalho no final do dia anterior. Reserve sempre de 15 a 20 minutos para organizar as atividades do dia seguinte. Assim, quando chegar ao escritório, você já saberá exatamente por onde começar.
- Marque as reuniões e compromissos para o final da manhã ou para o período da tarde. Reserve o início da manhã para as suas prioridades, porque é o período do dia que costuma haver menos interrupções.
- Comece o dia pelas atividades mais urgentes, assim você baixa sua ansiedade e seu senso de urgência, tendo a sensação de um dia mais tranquilo.
- Não fique o tempo todo com seu e-mail aberto. Pessoas que fazem isso passam a maior parte do tempo atendendo as demandas de outras pessoas.
- Esqueça as redes sociais durante o trabalho. Se necessitar de algum tipo de interação profissional via Whatsapp ou outro aplicativo qualquer, utilize somente para o que for estritamente necessário. Além de desperdiçar tempo, as constantes interrupções diminuem a sua concentração e, por consequência, sua produtividade.

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