5 formas de se destacar da multidão no LinkedIn

Criada em 2003 e atualmente com mais de 300 milhões de usuários em mais de 200 países, a rede social profissional LinkedIn é, sem dúvida, um jeito de se mostrar para o mercado. Recrutadores alertam, no entanto, que essa não é a principal fonte de busca de candidatos. Em primeiro lugar vêm os bancos internos das consultorias de recrutamento e a rede de contatos do consultor. Mas, se ainda assim, o recrutador não encontrar o profissional ideal, aí sim ele recorre à rede social.

Por isso, mesmo que o site não seja a primeira opção de busca, vale deixar o perfil do LinkedIn redondo. Afinal, somente no Brasil são mais de 16 milhões de usuários. É preciso se diferenciar.

Precisão
O perfil no LinkedIn funciona como um currículo. Por isso, é importante gastar um tempinho no preenchimento das informações. Elas devem ser precisas e claras.

Foto
Ela é realmente importante. Segundo dados da própria rede social, ter uma foto no perfil aumenta em sete vezes a sua chance de ser visto por outros usuários do site. Só tome cuidado na hora de escolher a imagem. Prefira fotos em que você pareça você mesmo no seu dia a dia de trabalho.

Recomendações
Mais de dois bilhões de recomendações já foram dadas pelos membros do LinkedIn. Para aumentar suas chances de ser recomendado por outros usuários, adicione mais competências ao seu perfil e recomende as pessoas que já trabalharam com você pelas habilidades mais fortes delas.

Resumo
Logo no começo do perfil, o LinkedIn permite incluir uma breve descrição de quem é você profissionalmente. A própria rede social indica que se faça um texto de 40 palavras ou um pouco mais, para aumentar suas chances de aparecer nas buscas dos recrutadores. Algumas dicas: inclua palavras-chave que constam nas descrições dos empregos que você quer conquistar.

Visual
O LinkedIn permite que você inclua no seu perfil fotos, vídeos e apresentações. Use essa possibilidade – mais de 2,5 milhões de mídias desse tipo já foram incluídas na rede social. Criar um portfólio visual pode chamar a atenção dos recrutadores. Outra dica: compartilhe fotos relacionadas ao seu trabalho nas suas atualizações. Afinal, a máxima “uma imagem vale mais do que mil palavras” funciona. Usuários que compartilham fotos no LinkedIn tem cinco vezes mais chance de ganhar seguidores. Podem ser exemplos do seu trabalho, participações em conferências e palestras, uma foto da sua mesa de trabalho. A criatividade não tem limites.

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