5 erros de um currículo

Nem sempre se dá a devida importância ao currículo, e por isso ainda vemos muitas falhas na hora de apresentá-lo a um recrutador. Mas é bom lembrar que esse pedaço de papel (ou arquivo digital) funciona como uma apresentação do candidato. É ele que abre – ou fecha – as portas do mercado de trabalho.

Veja também: Modelo de currículo ideal para você

5 erros comuns em Currículos

Por isso, nunca é demais lembrar o que não cai bem nesse tipo de documento.

1. Foto

Nem sempre ela é necessária, mas se for, lembre-se de que imagens muito descontraídas não pegam bem. Por isso, não fuja do retrato profissional, que mostra apenas o rosto e parte do corpo, e use uma roupa que você vestiria em seu dia a dia de trabalho. Se o currículo for enviado por e-mail, atente-se para a resolução da imagem – você vai perder pontos se ela estiver muito pesada e o recrutador demorar vários minutos para abrir o arquivo.

2. Idiomas

Uma das mentiras mais frequentes nos currículos é em relação ao domínio de línguas estrangeiras. É importante colocar o nível de conhecimento dos idiomas que você fala, lê e escreve, mas não adianta supervalorizar suas habilidades. Um simples bate-papo com o recrutador vai te desmascarar.

3. Formatação 

Nada de letras coloridas e de vários tamanhos. Escolha uma fonte e mantenha o padrão em todo o documento. Depois, não se esqueça de fazer uma revisão ortográfica antes de passar o CV adiante.

4. Descrição do cargo

O recrutador não está muito interessado em saber da sua rotina profissional – ele sabe o que faz um gerente de marketing, por exemplo. Pode apostar que ele está mais interessado nas conquistas que você obteve naquela função. Portanto, use o espaço para contar as suas proezas, de forma sucinta e com números, sempre que possível.

5. Clichês

Adjetivos nem sempre são bem vistos nos currículos. Expressões como “altamente qualificado”, “esforçado”, “com iniciativa” e “flexível” podem até ser relevantes para o perfil profissional, mas melhor demonstrar essas qualidades de outra forma. Prefira exemplos concretos de realizações profissionais

E vale ressaltar também que o currículo é dinâmico. Portanto, o que já foi bem aceito pouco tempo atrás, hoje pode estar em desuso. Atualize sempre o seu e customize o documento para cada vaga que você se candidatar. Assim como as oportunidades de trabalho são únicas, o currículo também deve ser.

Compartilhar essa página