5 dicas para redigir seu CV de forma rápida e fácil

Um bom currículo é o primeiro passo para conseguir um emprego. Saber o que colocar em duas ou três páginas que chame a atenção do futuro empregador pode se tornar tarefa árdua. Mas o processo não precisa ser tão doloroso, por isso, separamos 5 dicas para redigir seu CV de forma rápida e fácil:

1. Crie um design limpo, fácil de ler
Antes de se empolgar com fontes e layouts criativos, tenha em mente que os recrutadores vão preferir um currículo que seja fácil de digitalizar e, naturalmente, chame a atenção para detalhes importantes. Use um formato padrão com fontes claras (Times News Roman ou Verdana e Calibri). Empregue negrito e itálico para destacar pontos importantes em seu currículo.

2. Não se preocupe em mantê-lo a uma página
Você provavelmente já ouviu isso um milhão de vezes: seu currículo deve ser curto e caber em uma página. Mas isso não é uma regra definitiva. Escrever um CV é como contar uma história a seu futuro empregador e ela tem que ser convincente. Não arrisque omitir informação relevante por excesso de edição a fim de mantê-lo em uma única página.

3. Use cronologia inversa
Comece seu CV pela experiência atual ou a mais recente e partir daí parta para as mais antigas. Usar o formato de cronologia inversa não só é a maneira mais fácil de escrever o seu currículo, como também é a mais eficaz.

4. Use palavras-chave relevantes
Quando se trata de escrever currículos, você pode ter ouvido que é benéfico adaptar cada currículo para o trabalho específico a que você está se candidatando. Portanto, pesquise o empregador e leia atentamente a descrição da vaga, em seguida, insira palavras-chave relevantes. Por exemplo, se você está aplicando para um emprego como analista de compliance com experiência de gestão de ativos, pegue a palavra-chave "gestão de ativos" e a insira em seu currículo sempre que possível, sem ser demasiado repetitivo. Essas palavras são mais propensas a saltar aos olhos do headhunter e vai ser captada pelos programas de computador, que muitos empregadores usam como ferramenta de avaliação inicial.

5. Peça uma segunda opinião
É fácil perder de erros de ortografia e gramática quando você é o único a ler o seu currículo. O ideal é pedir para uma segunda pessoa verificar novamente o documento.

Traduzido e adaptado do original 5 quick and easy tips for writing resumes.

Veja também: Teste de Âncoras de carreira

Compartilhar essa página