Por Adriana Fonseca

Não é mais novidade dizer que estamos conectados o tempo todo. Aliás, já repararam que não se diz mais “vou entrar na internet”? É algo que fazia sentido na época do modem discado, de quando se esperava dar meia noite para navegar a web. Hoje não entramos na internet, vivemos online, e isso faz com que boa parte dos profissionais receba mensagens de trabalho mesmo fora do horário comercial.

É uma realidade que não tem como ser alterada. Então, como manter a saúde mental? Como manter o equilíbrio? Como se desligar do trabalho quando você deixa o escritório? Temos algumas dicas que podem ajudar.

Use a tecnologia a seu favor

Ela pode ser a causadora desse cenário, mas ao mesmo tempo pode ajudá-lo a criar intervalos. Você pode, por exemplo, marcar coisas pessoais na sua agenda digital e respeitar esses agendamentos. Coloque o horário que você irá praticar meditação ou ir à academia. Reserve um horário para a sua série favorita também, e nesses momentos fique longe das mensagens que chegam no celular. Encare como se fossem reuniões de trabalho e se concentre no que se propôs a fazer. Lembre-se de que esses momentos pessoais são tão importantes quanto qualquer compromisso de trabalho.

Sé responda e-mails urgentes

Recebemos e-mails de colegas de trabalho, clientes e parceiros o tempo todo. A comunicação digital é assíncrona: eu mando um e-mail na hora mais apropriada para mim (o que pode ser às 23h) e você responde na hora mais apropriada para você. É uma das vantagens da tecnologia. É claro que se o e-mail ou a mensagem chegar no horário normal de trabalho é esperada uma resposta mais rápida, mas não é preciso responder mensagens não urgentes imediatamente quando elas chegam em horário não comercial. Deixe essa tarefa para o dia seguinte e só responda de imediato o que for realmente necessário.

Tenha um hobby

Faça algo fora do trabalho que realmente desconecte você do resto do mundo. Pode ser um esporte, meditação, trabalhos manuais. Não importa o que, o que importa é que seja algo que te envolva completamente e faça você ficar longe das mensagens do trabalho.

Abrace seu tempo livre

Parece simples, mas muitas pessoas têm dificuldade em realmente aproveitar o tempo para si mesmo, em atividades não relacionadas ao trabalho, principalmente se há pendências no escritório. Mas é importante você lembrar-se de que, para produzir mais e melhor, você precisa cuidar de si, e isso significa ter um tempo longe do trabalho também. Que tal colocar pelo menos uma dessas dicas em prática?

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.