3 habilidades que vão alavancar a sua carreira em 2015

O mercado de trabalho está em constante mudança. Fatores como o cenário mundial, a tecnologia e a evolução das gerações fazem com que, de tempos em tempos, diferentes competências e comportamentos sejam valorizados. Neste ano, em que se observa uma tendência por mais estabilidade do que crescimento acelerado, é importante que os profissionais fiquem atentos às habilidades que devem chamar a atenção das empresas. Confira algumas delas:

Relacionamento 
Em tempos de competitividade e controle de custos, é importante usar essa habilidade para conquistar clientes e negociar com fornecedores, por exemplo. A dica é tentar ativar o networking ao máximo em 2015. Marque mais cafés com seus contatos de negócios. Almoce com um ex-colega que você admira. Faça um curso de inglês para negócios ou uma especialização. Além de ajudar a abrir seus horizontes, investir em relacionamentos aumenta a sua visibilidade e pode gerar novas oportunidades profissionais.

Inovação
Uma pesquisa da Robert Half com 100 CEOs brasileiros mostrou que criatividade e inovação são as habilidades que mais precisam ser desenvolvidas nos potenciais líderes das empresas. Novas ideias garantem a sobrevivência do negócio em um mercado que se reinventa a cada dia. O profissional que busca soluções sempre estará em destaque e ganha pontos extras em uma possível promoção a um cargo de liderança. Quer desenvolver essa habilidade? Busque cursos na área, leia sobre inovações em diferentes países e negócios e tente ficar por dentro dos projetos de start ups brasileiras e estrangeiras. Seja curioso!

Comunicação
Essa ainda é considerada uma habilidade difícil de ser encontrada nos nossos líderes. A cultura corporativa antiga, que seguia o modelo “o chefe manda, o subordinado obedece sem questionar”, está morrendo com a chegada das novas gerações ao mercado. Jovens querem feedback, comunicação clara e diálogo aberto com seus superiores. Profissionais com esse talento têm mais chance de evoluir para cargos de liderança. Não é fácil conquistá-lo, porém. Tente identificar os bons comunicadores ao seu redor – pode ser um amigo, um colega ou um familiar. O que o destaca das outras pessoas? Use-os como exemplo para desenvolver sua comunicação. E, principalmente, preste atenção no que os outros têm a dizer. Bons comunicadores são mestres na arte de ouvir.

Tags: Carreira

Compartilhar essa página