Por Adriana Fonseca

Existem certas habilidades e competências que não são fáceis de serem desenvolvidas. Mas, olha, algumas valem o esforço.

O site americano “Business Insider” listou algumas delas. São habilidades que serão úteis ao longo de toda sua carreira. Veja quais são.

1. Ter empatia

Sem empatia não adianta muita coisa ser disciplinado e brilhante. A empatia – capacidade de se identificar com outra pessoa, tendendo a compreender o que ela pensa e a sentir o que ela sente – é uma habilidade humana fundamental de extrema importância no ambiente corporativo, pois ajuda a vender mais e oferecer ótimas experiências aos clientes. Além disso, ajuda a manter as equipes motivadas e dispostas a irem mais longe, não necessariamente por dinheiro.

2. Gerenciar bem o tempo

Saber gerenciar o tempo de forma eficaz é uma das habilidades mais valorizadas pelos empregadores. Não existe uma só fórmula que funcione para todos. Cada um precisa encontrar seu próprio jeito e segui-lo.

3. Dormir bem

Diversos estudos enumeram os benefícios de uma noite bem dormida. A chave para alcançar isso está, muitas vezes, em ser consistente com a rotina da hora de dormir. É uma estratégia que facilita pegar no sono e dormir bem a noite toda. Pessoas descansadas costumam pensar melhor, ser mais produtivas e tomar decisões mais acertadas.

4. Pedir ajuda

Saber que você precisa de ajuda e, além disso, pedir – de fato – ajuda a alguém poder ser mais difícil do que parece. Muita gente encara isso como uma fraqueza ou sinal de incompetência. Mas não é. Ao contrário, é uma grande virtude que pode ajudar sensivelmente na produtividade e a evitar erros e prejuízos.

5. Ser consistente

Seja para começar uma nova rotina de exercício, para estudar para uma prova ou trabalhar em um importante projeto, a consistência é vital para alcançar o sucesso. Nem depois que se chega ao topo é possível deixar a consistência de lado. Para manter um cargo executivo é preciso trabalhar duro e ser consistente no desempenho.

6. Saber quando ficar quieto

Você não deveria sair por aí falando sobre tudo que não lhe parece certo ou bem feito. Tem vezes que ficar quieto é a melhor opção. Isso é particularmente verdadeiro quando se está com raiva, chateado ou agitado. Expressar-se nessas condições pode gerar arrependimento depois. Por isso, quando estiver nervoso, fique calado. Essa é uma habilidade valiosíssima - e muito difícil de ser conquistada.

7. Saber ouvir

Esta habilidade está relacionada com a anterior – mas vai além. Com tantas coisas para fazer e e-mails para responder, é comum pensarmos em atividades pendentes quando estamos conversando com alguém. Só que isso não é produtivo. Uma dica é: quando estiver conversando com alguém fique repetindo mentalmente porque é importante prestar atenção naquela pessoa.

8. Resistir às fofocas

Confiança é algo extremamente difícil de se construir e fofoquinhas pelos corredores do escritório podem detoná-la em poucos instantes. Só que nem sempre é fácil não se envolver nas fofocas, porque às vezes elas aparecem no meio de conversas relevantes e vêm a partir de pessoas com as quais você precisa se relacionar no ambiente de trabalho. Se isso acontecer, e no meio de um assunto importante surgir uma fofoca, interrompa e diga algo como: “desculpe interromper, mas eu não preciso saber disso. Podemos falar de outra coisa?”

9. Estar presente

Digamos que é algo extremamente difícil de se fazer hoje em dia. Estamos presentes fisicamente, mas os pensamentos vão longe. Pesquisas mostram que em 47% do tempo as pessoas pensam em outra coisa, diferente do que elas estão fazendo naquele momento. Só que isso causa ansiedade, infelicidade e atrapalha a performance. Concentre-se!

10. Falar em público

Apresentar-se na frente de outras pessoas pode ser algo extremamente desafiador para algumas pessoas, só que não dá para fugir disso no mercado corporativo. Uma saída é praticar, talvez primeiro na frente de grupos pequenos e formados por amigos e conhecidos. A confiança virá aos poucos.

No vídeo abaixo, Alexandre Attauah, gerente sênior de recrutamento da Robert Half, fala sobre o tema:

Está contratando?

Clique no botão abaixo e envie sua vaga

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.