10 competências de um líder que são essenciais

Competências de um líder

Há alguns anos, diríamos que líder é aquele que planeja bem, controla e estipula prazos. Mas hoje isso se tornou apenas uma parte das atribuições e características de liderança.

“Essa visão foi mudando de acordo com os múltiplos cenários de um mundo globalizado e a constante inovação nas quais estamos inseridos”, diz Gisele Gengo, Partner da Sociedade Brasileira de Coaching.

“Neste novo contexto, para atuar como líder de alta performance, é preciso entender que mudanças são grandes oportunidades e que, para ser um agente de transformação, é necessário eleger valores elevados e priorizar resultados que refletem positivamente tanto para a empresa quanto em cada membro da equipe”. Gisele destaca que parte das características de liderança de hoje é saber desenvolver projetos através de realizações participativas, fazendo com que as pessoas se comprometam com as causas da empresa e lutem por propósitos comuns, ajudando ativamente na definição de metas e objetivos.

“É preciso envolver o time com sentimentos de felicidade e motivação profissional, pois sabemos que o líder positivo contribui, inclusive, para o aumento do nível de bem-estar dos seus liderados. Um líder é alguém que inspira e motiva diariamente”, afirma a coaching.

E sabe qual é a melhor notícia disso tudo? Dá para desenvolver as características de liderança necessárias para uma boa gestão.

“Muitas pessoas acreditam que a liderança é uma característica nata. Isso não é verdade. A liderança é algo que pode ser praticado, assim como cozinhar e lavar carros. Por isso, toda pessoa pode se tornar um líder”, diz Gisele, que dá as dicas abaixo citando o especialista em liderança Brian Tracy.

Quer obter as competências de um líder? Confira as 10 principais competências de um líder que listamos para você.

Características de liderança

1. Busque o conhecimento necessário

Parte das competências de um líder está em reconhecer a necessidade do aprendizado. Se você quer adquirir novos conhecimentos, precisará ir atrás de novas informações, seja por meio de livros, treinamentos ou tentativa e erro.

Você também pode gostar de: A importância da atualização para o desenvolvimento de líderes

2. Acredite na sua capacidade de aprender

Muitas pessoas simplesmente não conquistam objetivos porque não confiam em sua capacidade. Acredite que você é capaz. Um bom líder deve ter confiança em si mesmo.

3. Pratique e pratique de novo

Dedique-se a praticar o que aprendeu até a exaustão. Para desenvolver competências e habilidades, esse caminho é necessário.

4. Inspire confiança

Se você deseja ser um grande líder, seja na sua família, na sua empresa ou da sua própria vida, passe a agir transmitindo confiança. Ninguém segue uma pessoa que não é confiante.

5. Pense a longo prazo

Líderes devem ter foco no futuro. Eles sabem que a conquista de grandes objetivos exige muito do presente. Muitas perdas são necessárias para um ganho maior no futuro. Esta visão clara do futuro é que faz com que os líderes se mantenham fiéis a seus princípios e continuem lutando por seus objetivos.

6. Domine o medo

É natural as pessoas sentirem medo, a diferença está em querer vencer seus medos para assumir os riscos que toda liderança exige. Líderes devem ter coragem para derrotar seus medos e fazer o que precisa ser feito.

7. Aprenda com o passado

Uma parte importante das características dos líderes é que ele não perdem tempo chorando o passado, eles veem o passado como aprendizado. Não perdem o tempo presente com emoções e sentimentos que tiram sua energia de realização, eles devem focar no futuro.

8. Concentre-se em conhecimento e relacionamentos

Da união desses pontos nasce o poder de liderar. O conhecimento faz com que o líder seja capaz de se tornar o que ele planejou; relacionamentos ampliam suas possibilidades e a capacidade de agregar valor e resultados ao meio.

9. Tenha um propósito

Defina seu propósito maior e todos os dias se movimente para realizar esse objetivo

10. Conquiste seguidores

Assim que perceber que está sendo seguido, você terá certeza que conquistou as competências de um bom líder.

Você também pode gostar de: A diferença entre competência e habilidade para gestão

Tags: Liderança

Compartilhar essa página