Inglês

A escassez de profissionais fluentes em inglês no mercado é motivo de preocupação para gestores de empresas em todos os setores. Cada vez mais, o domínio do idioma é considerado essencial para grande parte das empresas, e não apenas as multinacionais. Candidatos com boa fluência conquistam cargos mais altos e bem-remunerados – quanto mais alta a posição, maior é a exigência de conhecimentos na língua.

Estabilidade

A preocupação das empresas com a retenção de talentos se refletiu também na exigência por mais estabilidade dos profissionais. Recrutadores tendem a questionar candidatos com passagens muito curtas por empregos anteriores e sem realizações consistentes. O profissional que troca de emprego muito facilmente pode ser visto pelas empresas como pouco comprometido e resiliente, o que se torna um problema de retenção para futuros empregadores.

Quais são as tendências de remuneração na sua empresa hoje?

Graphic

Fonte - Pesquisa Robert Half com 100 Diretores de Recursos Humanos.

Temporários

No cenário atual, a mudança é a única constante. As empresas de sucesso são as que respondem rapidamente às evoluções do ambiente de negócios –- especialmente ao contratar pessoas. O número de profissionais de todos os níveis que escolhem carreiras temporárias vem crescendo. Criando uma dinâmica que integre mão de obra permanente e temporários altamente qualificados, companhias de todos os tamanhos podem ajustar suas equipes de acordo com os seus projetos ou carga de trabalho.

Qualidade de vida

Cada vez mais, profissionais de todas as áreas levam em conta outros fatores além dos financeiros ao buscar novas oportunidades. Apesar de ainda ser um grande atrativo, o pacote salarial nem sempre é o principal diferenciador nas decisões de candidatos. Itens como perspectiva de carreira, flexibilidade, qualidade de vida e relacionamento com o chefe e a equipe vêm sendo cada vez mais valorizados pelos profissionais ao avaliar mudanças de emprego.

Finanças e Contabilidade

Buscando otimizar gastos e processos, as companhias têm valorizado quadros de finanças nas áreas de controladoria, custos e planejamento, em uma espécie de “revisão tática” do financeiro, mudando também o perfil do profissional buscado. Entram cada vez mais em cena candidatos que se mostrem integrados com outras áreas do negócio, flexíveis e com habilidade de trabalho em equipe.

Leia mais sobre Finanças e Contabilidade no Salary Guide 2015 >

Engenharia

O engenheiro consultivo e integrado ao negócio vem sendo cada vez mais demandado em diferentes segmentos. Mesmo enfrentando cenários diversos, a busca por candidatos com perfil comportamental aderente às necessidades do mercado é comum a todas as empresas; além dos conhecimentos técnicos, as empresas valorizam habilidades como comunicação, visão estratégica, negociação e relacionamento interpessoal. Inglês fluente continua sendo uma exigência para muitos cargos.

Leia mais sobre Engenharia no Salary Guide 2015 >

Marketing e Vendas

A profissionalização de alguns setores, especialmente os relacionados a serviços, vem impactando a demanda na área de vendas das empresas. Buscando maior rentabilidade ao oferecer valor agregado a serviços especializados e também ao pós-venda de produtos, as empresas apostam em um perfil sofisticado de sua equipe comercial. Perfis consultivos e com visão global de negócios são valorizados e tendem a conquistar melhor remuneração dentro das organizações.

Leia mais sobre Marketing e Vendas no Salary Guide 2015 >

Mercado Financeiro

O mercado financeiro retomou o ritmo de contratações, em uma clara trajetória de recuperação em relação aos anos anteriores. Aumentou, contudo, a exigência com os profissionais contratados, tanto em relação a formação e idiomas quanto à experiência e ao perfil comportamental.

Leia mais sobre Mercado Financeiro no Salary Guide 2015 >

Legal

O contínuo ganho de importância estratégica da área jurídica nas empresas fez com que profissionais seniores, com habilidades de comunicação e gestão de pessoas, fossem mais valorizados dentro das organizações. Nos escritórios, a tendência é de criação de novas bancas e boutiques com perfil especializado e customizado.

Leia mais sobre Legal no Salary Guide 2015 >

Recursos Humanos

A importância estratégica alcançada pelo RH nas empresas nos últimos anos elevou o grau de exigência dos líderes em relação a seus executivos de recursos humanos. Profissionais parceiros do negócio, como os business partners, que já vinham sendo muito demandados no ano passado, seguem como uma tendência cada vez mais forte em empresas de todos os tamanhos.

Leia mais sobre Recursos Humanos no Salary Guide 2015 >

Tecnologia

O momento é de expansão para as estruturas de tecnologia das empresas. A demanda por profissionais desse segmento é particularmente notável em companhias de médio porte, que ainda estruturam seus quadros de TI, em start ups e em grandes empresas que lançam novos projetos na área.

Leia mais sobre Tecnologia no Salary Guide 2015 >

Seguros

No mercado de seguros, o momento é de profissionalização e consolidação, com chegada de start ups no país, aumentando a demanda por novos times.

Leia mais sobre Seguros no Salary Guide 2015 >