Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Sucesso raramente acontece por acidente ou da noite para o dia. Aqueles que alcançam seus objetivos quase sempre fazem um bom plano de carreira e tentam segui-lo.

É importante ter objetivos de carreira a curto prazo, para mantê-lo motivado, mas não se deve perder de vista que uma carreira bem-sucedida é construída no longo prazo.

Por isso, ao aprender como elaborar um plano de carreira para os próximos cinco anos, você poderá ter algo bem factível, e com chances de sucesso quando bem executado.

Esse tipo de documento deve identificar o papel que você deseja assumir no final desse período e definir uma estratégia clara para chegar até lá.

Quer saber como elaborar? Acompanhe a leitura!

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira é uma planificação, de começo, meio e fim, onde são definidos os meios que levarão você a alcançar seu objetivo profissional. Por meio dele você entende melhor quais são seus sonhos na vida profissional e quais atitudes e habilidades são necessárias para alcançá-los.

Sendo assim, quando você traça um planejamento estratégico com foco na carreira consegue ter clareza do que deve ser priorizado ao longo do caminho. Ele serve para qualquer momento da sua vida, por exemplo, início de uma profissão, transição de carreira, recolocação profissional, promoção interna e muitos outros.

Leia também: Valores de uma empresa, quais os objetivos profissionais e a razão de existir?

Como elaborar um plano de carreira? Faça 3 perguntas

Para elaborar seu próprio plano de carreira é preciso fazer uma busca interna sobre seus conflitos, desejos e situação atual, colocando tudo na ponta do lápis. Portanto, responda as 3 perguntas a seguir para mapear seus próximos passos.

Onde quero chegar?

Comece com um objetivo. Não é apenas "quero ter um salário mais gordo e um escritório mais agradável, venha 2024”, mas, sim, “quero ser o líder da minha equipe em 18 meses, logo preciso estar no grupo de talentos identificados pela empresa como capazes de assumir uma posição de liderança dentro desse prazo”.

Neste ponto, vale a pena pensar um pouco sobre o que você está desejando. Uma determinada posição pode parecer glamourosa a uma certa distância, mas isso não significa que é adequada para o seu conjunto de habilidades e sua personalidade.

E mesmo que seja, pode envolver dedicação e estresse, com os quais você talvez não tenha disposição a conviver.

Como chegarei lá?

Estruture seu plano de ação em pequenas etapas que lhe ajudarão a atingir o objetivo final. Por exemplo: que tipo de treinamento pode ajudar? Precisará de um mentor em algum momento? Quais metas terão que ser superadas a fim de ter uma avaliação de desempenho que facilitará uma promoção?

Como devo detalhar o plano?

Escrever seus objetivos os tornam reais. A distância entre sonhar com o sucesso da sua carreira e realmente atingi-la pode ser diminuída quando colocamos tudo num papel e visualizamos o que precisa ser feito.

Uma sugestão de detalhamento:

  • na primeira coluna do seu plano de carreira, liste seus objetivos de curto prazo, médio prazo e longo prazo;
  • na próxima coluna, anote as habilidades ou traços que você precisa desenvolver para alcançar cada meta;
  • na terceira coluna, insira os recursos ou apoios que você vai precisar para fazer isso acontecer;
  • na quarta coluna, você pode definir uma data de conclusão prevista para cada meta.

Lembre-se que um plano de carreira de cinco anos é apenas metade da batalha. Você precisa se manter motivado e desenvolver hábitos essenciais para alcançar seus objetivos.

Você pode gostar de: O que é sucesso para você?

Quais hábitos desenvolver durante o plano de carreira?

Depois que você iniciar a elaboração do plano de carreira, muitos desafios e dúvidas podem surgir no meio do caminho. Neste sentido, é importante desenvolver hábitos que ajudarão você a ajustar sua rota sempre que possível, e persistir no caminho.

Veja os principais!

ENVIE SEU CURRÍCULO

Comemore pequenas vitórias

Você vai ficar mais motivado se souber reconhecer e recompensar as pequenas conquistas que tiver no meio do caminho. Cada passo, mesmo que pequeno, te deixa mais perto do seu grande objetivo. Então, comemore!

Mantenha-se flexível

Hoje em dia, as coisas mudam rapidamente e você pode estar desempenhando um papel que, em poucos anos, passe a não ser mais tão importante para empresa. Por isso, você precisa de destacar e se tornar um ativo indispensável para o negócio. Mantenha-se atualizado sobre a empresa para ajustar seu plano de carreira de forma adequada.

Revise regularmente seus objetivos

O plano de carreira que você quer hoje pode não servir mais amanhã, por uma série de motivos. Então, perguntar-se periodicamente: os objetivos listados no meu plano de carreira ainda me motivam a fazer o meu melhor no trabalho? Se não, o que poderia me motivar?

Agora que você já sabe como elaborar um plano de carreira eficiente, continue acompanhando o mercado de trabalho para manter sua competitividade. Tudo isso ajudará a entender quais são as competências mais requisitadas, norteando seus próximos passos.

Aproveite e siga nossas redes sociais para receber conteúdos atualizados. Estamos no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e YouTube!

Alguns trechos foram traduzidos e adaptados do original The value of career planning 5 years ahead from now.

 

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

ASSINAR NEWSLETTER

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.