Por Adriana Fonseca

O mercado de trabalho se tornou mais exigente. O home office pode garantir mais produtividade em menos tempo, desde que o profissional não se perca nas (muitas) distrações.

Trabalhar de casa é ótimo. É o fim do tempo gasto no deslocamento casa-escritório, permite comer alimentos saudáveis e gostosos da cozinha logo ao lado, usar roupas confortáveis e, o melhor, não ser interrompido por colegas de trabalho quando é preciso se concentrar em alguma tarefa.

Lindo, não?! Sim, mas desde que você consiga realmente trabalhar e ser produtivo no home office.

Apesar do crescimento do home office, não é todo mundo que consegue. As distrações para quem trabalha em casa podem ser muitas e o ambiente precisa ser adequado para permitir boa produtividade.Para dar uma mãozinha, listamos algumas dicas para home office que vão lhe ajudar a obter mais produtividade.

1. Escolha um som ambiente

Não desligue o rádio, pois um pouco de barulho pode ajudar. Seu desempenho e o processo de abstração do seu cérebro podem ser melhorados com um som ambiente agradável (até 70 decibéis – o que equivale a uma conversa ou alguém tocando piano, por exemplo). Escolha uma música agradável e se torne mais produtivo no home office e também mais agradável.

2. A iluminação adequada

Diminua a iluminação, pois isso pode ajudar a liberar a criatividade. O desempenho criativo costuma ser melhor sob o efeito de pouca luz, mostrou um estudo da Universidade de Stuttgart, na Alemanha.

3. A temperatura mais agradável

Mantenha o ambiente onde será realizado o home office em uma temperatura agradável, algo entre 20ºC e 25ºC. Pesquisas indicam que a essa temperatura as pessoas cometem 44% menos erros e aumentam em 150% as chances de ter insights valiosos.

4. A escolha das cores

Escolher os tons certos pode fazer a diferença, tornando o seu home office produtivo. Azul acalma e relaxa. Vermelho aumenta o desempenho em tarefas detalhistas, pois melhora a atenção. Verde impulsiona a criatividade.

5. Os móveis ideais

Peças curvas trazem sensações positivas, como relaxamento, paz e calma.

6. Mantenha uma “bagunça controlada”

Um pouco de desordem faz bem. Pesquisa da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, mostrou que a criatividade pode ser impulsionada mantendo um pouco de bagunça na mesa.

7. Invista em plantas

Invista em um pouco de verde. Diversos estudos mostram que ter plantas dentro de casa ajuda a prevenir o cansaço, a reestabelecer a atenção, reduz o estresse e ainda remove poluentes do ar.

8. A tecnologia mais eficaz

Uma das principais dicas para home office. Mantenha os equipamentos e softwares atualizados e funcionando perfeitamente. Se falhas nesses dispositivos são frequentes, invista algum tempo – ou dinheiro, caso precise de um técnico – para arrumar o que não vai bem. Além disso, vale a pena conhecer o básico da informática para resolver imprevistos.

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 14 anos de experiência na cobertura de carreiras e empreendedorismo e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Hoje, escreve e edita seus textos em seu aconchegante home office.

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

ASSINAR NEWSLETTER